NotCo usa inteligência artificial para substituir carne por vegetal

Correio Braziliense
postado em 02/06/2022 00:01
 (crédito: Maurício Alonso/Divulgação)
(crédito: Maurício Alonso/Divulgação)

Empresa de tecnologia de alimentos com crescimento mais rápido na América Latina, a NotCo, unicórnio global, expande no Brasil. Agora, foca na região Centro-Oeste, especialmente no Distrito Federal. É uma foodtech de alimentos alternativos, à base de plantas, para produtos de origem animal. E usa inteligência artificial para desenvolver suas receitas.

Sustentabilidade

"As alternativas vegetais economizam recursos sendo mais sustentáveis para o planeta", explica Maurício Alonso, general manager da Notco Brasil.

Giuseppe, o algoritmo

A NotCo inovou ao usar inteligência artificial. Trabalhando com um algoritmo próprio, apelidado de Giuseppe, a ferramenta é responsável por buscar em sua base de dados qual a combinação de vegetais que vai gerar um alimento com sabor, textura, aroma e aparência mais similares dos de origem animal replicado.

Sabor

"Essa inovação nos permite acelerar o processo de desenvolvimento, reproduzindo a comida de base animal, mas usando 100% plantas e fazendo o sabor ser ainda melhor", garante Alonso.

Expansão

NotCo nasceu no Chile e tem na sua linha leite, sorvete, hambúrguer e "frango" vegetal. A empresa chegou em 2019 no Brasil e está em 80% do território nacional. Pretende, até o final do ano, ser comercializada em todos os pontos de vendas do país. Com a expansão, os principais mercados da capital federal, como Super Adega e Dia a Dia, passam a contar, agora, com todas as categorias da marca.

Dia Livre de Impostos

Hoje, 2 de junho, lojistas de todo o país comercializarão seus produtos e serviços sem repassar o valor da tributação aos clientes. O Dia Livre de Impostos (DLI) é uma ação de protesto realizada pela Câmara Nacional de Dirigentes Lojistas Jovem. A rede de farmácias Drogafuji participa da ação no DF. Alguns de seus produtos terão descontos correspondentes aos encargos tributários. Lojistas dos setores de vestuário, calçados e acessórios também vão aderir ao movimento.

Balanço de metas para o Codese

Em 2018, o então candidato ao GDF Ibaneis Rocha assinou o compromisso com o Codese de, se eleito, executar o plano de metas de desenvolvimento para 2025, apresentado pela entidade na época. Segundo relatório da Secretaria de Governo, foram analisadas as ações prioritárias. E, de um total de 334 ações propostas pelo Codese, a gestão Ibaneis realizou ou está em realizando 273 ações (82% do proposto). Ontem, Ibaneis, na condição de governador, reafirmou o compromisso junto ao presidente do Conselho, Leonardo de Ávila.

Aberta temporada
Hidden na 904 sul

Brasília vai começar a descobrir, a partir de hoje, a 4ª edição do Hidden. Com o local mantido em segredo até então, acaba de ser anunciado o endereço da balada de inverno brasiliense: Espaço da Eletronorte na 904 Sul (antiga sede da CEB). Com a última edição realizada em 2019, na Ilha do Parque da Cidade, o clima é de retomada e de muitas novidades. "A ideia é festejar muito essa possibilidade do reencontro, da balada de qualidade, do inusitado com uma energia super especial e várias inovações", conta a empresária Mari Braga.

Galeria de arte

Música, gastronomia, décor e cultura fazem parte do "combo" oferecido pelo Hidden, que, agora, terá uma galeria de arte para receber obras de artistas brasilienses. O Coletivo Casa de Rua, formado por grafiteiros e fotógrafos de Brasília, inauguram o espaço.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Ibaneis Rocha (MDB) recebe o relatório de
    Ibaneis Rocha (MDB) recebe o relatório de "Panorama de Desenvolvimento do Distrito Federal", produzido pelo Codese Foto: Renato Alves/Agência Brasília
  • Coletivo Casa de rua
    Coletivo Casa de rua Foto: Coletivo Casa de rua/Divulgação

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação