Ex-dono do Piantella será candidato no partido de Bolsonaro

Correio Braziliense
postado em 02/06/2022 00:01

O Piantella, palco de tantas costuras e bastidores do poder em Brasília, vai entrar de vez para a política. Na verdade, seu fundador. O empresário Marco Aurélio Costa, que inaugurou o restaurante em 1974, se filiou ao PL e vai concorrer a um mandato de deputado federal. Ele aceitou o convite do ex-governador José Roberto Arruda, antigo frequentador das movimentadas mesas com parlamentares e ministros, e da deputada Flávia Arruda, ambos do PL. Vai lançar a pré-candidatura em 13 de junho.

Na urna eletrônica, usará o nome pelo qual é conhecido: Marco Aurélio Piantella. Ele diz que sua bandeira será um trabalho em defesa de garçons, chefs de cozinha e empresários envolvidos no ramo de gastronomia. "Conheço a alma e o coração dessas pessoas", disse à coluna. Marco Aurélio vendeu o restaurante em 2014, que durante a pandemia acabou fechando as portas. Mas os 40 anos de convivência com o meio político, de políticos influentes, como Ulysses Guimarães e Luis Eduardo Magalhães,
a jornalistas, lhe garantiram experiência para
agora trilhar o próprio caminho no Congresso.
Na campanha, estará ao lado do casal
Arruda e do presidente Jair Bolsonaro.

Cada um na sua…

Enquanto Marco Aurélio Costa se prepara para fazer campanha a deputado no PL, seu ex-sócio no Piantella, o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, fez, nesta semana, um gesto político em Paris contra o presidente. Gritou "Fora, Bolsonaro", em Roland Garros, durante uma partida de tênis entre o alemão Alexander Zverev e o espanhol Carlos Alcaraz. Foi no Piantella, aliás, que Lula celebrou, em dezembro de 2002, a primeira diplomação como presidente do Brasil. No restaurante mais famoso da história da política de Brasília, nunca houve barreiras ideológicas.

Na mira de fake news

A deputada Flávia Arruda (PL) nega desistência de sua pré-candidatura ao Senado. Ela tem sido vítima de fake news espalhadas pela militância virtual bolsonarista-raiz que defende a candidatura da ex-ministra Damares Alves, também pré-candidata ao Senado. Até o registro oficial das candidaturas,
Flávia terá de decidir se mantém a disposição de enfrentar a guerra. Sem contar que o destino da ex-ministra da Secretaria de Governo da Presidência da República está atrelado também a uma eventual candidatura do marido, José Roberto Arruda.

Policiais civis em campanha

Os presidentes dos sindicatos da Polícia Civil se licenciaram para entrar em campanha. Alex Galvão, do Sinpol, está no Podemos e vai concorrer a uma vaga de deputado distrital. Rafael Sampaio (PL) se afastou do Sindepo para mergulhar na pré-candidatura a deputado federal. Galvão será substituído pelo agente aposentado Enoque Venâncio. O delegado Marcelo Portela assume no lugar de Sampaio.

Valorizando institutos
que promovem estudos

A Proposta de Emenda à Constituição que torna o Inep, o IBGE e o Ipea instituições permanentes de Estado foi aprovada ontem pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. De autoria da senadora Leila Barros (PDT-DF), a PEC 27/21 tem como objetivo preservar as entidades responsáveis pela produção das estatísticas nacionais das ingerências políticas e descontinuidade administrativa. Agora, o texto segue para análise do Plenário do Senado. O relator, senador Jorge Kajuru (Podemos-GO), incluiu o CNPq e a Capes no rol de entidades que também serão alçadas à condição de instituições de Estado.

O lobby dos padrinhos

Vai longe a disputa na federação PSDB-Cidadania. O presidente do PSDB, Bruno Araújo, tem garantido ao senador Izalci Lucas (PSDB-DF) que ele será o candidato do grupo ao governo do DF. Mas o presidente do Cidadania, Roberto Freire, assegura que a deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF) estará numa chapa majoritária. Ou seja, será vice ou candidata ao Senado, e ela só topa ir com Reguffe (UB-DF). Freire gravou um vídeo ao lado de Paula com a garantia de que os planos da deputada vão vingar. "Nós, do Cidadania, estamos tendo protagonismo e, com a federação, teremos protagonismo ainda maior", disse Freire.

Vaga aberta para o PSB

A chapa da federação PT-PV-PCdoB no DF já definiu o pré-candidato ao governo, Leandro Grass (PV), e ao Senado, Rosilene Corrêa (PT). Falta encontrar o vice. Ou a vice. A frente vai oferecer a vaga ao PSB. Mas o partido tem pré-candidato, Rafael Parente, que está animado com a
pré-campanha ao governo.

Amigos, adversários…

Leandro Grass (PV) e Rafael Parente (PSB) são da mesma geração e sempre foram amigos. Começaram na política juntos, em movimentos de renovação, como o Agora. Já prometerem no passado que um não seria candidato contra o outro. Mas, hoje, são adversários no mesmo propósito de concorrer ao governo do DF.

Senado homenageia Murilo Badaró

O Senado aprovou ontem projeto de lei que denomina Estrada Senador Murilo Badaró o trecho rodoviário da BR-367 que faz a ligação de pouco mais de 100km entre os municípios de Minas Novas e Araçuaí, em Minas Gerais. O relatório foi apresentado pelo relator ad hoc, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado. "Homenagem singela e justa ao grande político mineiro que foi o senador Murilo Badaró. Ele conhecia os 853 municípios de Minas Gerais", disse Pacheco. Murilo Badaró foi deputado estadual, deputado federal, senador, advogado, escritor e orador. O projeto segue, agora, para sanção do presidente Jair Bolsonaro.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação