ESPECIAL

Taguatinga 64 anos: a cidade que tem a vocação para o comércio

Cidade oferece grande variedade de produtos e serviços. Uma das vias que garantem esse sucesso é a Avenida Comercial, considerada a via onde o dinheiro circula

Edis Henrique Peres
postado em 05/06/2022 07:00 / atualizado em 05/06/2022 20:01
A avenida atrai consumidores de várias cidades do DF em busca de preços atraentes -  (crédito:  Carlos Vieira/CB)
A avenida atrai consumidores de várias cidades do DF em busca de preços atraentes - (crédito: Carlos Vieira/CB)

Considerado um dos maiores polos de vendas de Taguatinga, a Avenida Comercial (Norte e Sul) se destaca pela variedade de produtos ofertados para os clientes. Quem percorre de sul a norte a via se surpreende pela pluralidade das mercadorias e serviços. Mas ela não é a única com destaque de vendas na região administrativa (RA). Ao todo, Taguatinga registrou 5,8 mil novos estabelecimentos em 2022, segundo dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF).

Leia o especial completo sobre os 64 anos de Taguatinga neste link!

Além dos próprios moradores, Taguatinga atrai clientes e lojistas de outras regiões, que encontram na cidade uma oportunidade de negócio. Na avaliação de Clayton Prudêncio, proprietário da loja de roupas Descolada, o que leva os fregueses a irem até a RA é a busca por qualidade e preço justo. "Taguatinga consegue oferecer os produtos com acessibilidade. Esse é um diferencial, porque aqui os clientes sabem que vão encontrar o produto com um bom preço e que tem qualidade", garante. Segundo Clayton, a loja é frequentada por clientes de Águas Claras, Ceilândia e Pôr do Sol, entre outros. "As ofertas são um chamativo para as pessoas deixarem as suas cidades e visitarem Taguatinga. Hoje o cliente busca muito a questão do preço atrativo", opina.

Responsável pela Vibe Móveis, Emerson Ferreira afirma que a escolha de abrir a loja na avenida comercial se deu justamente pela referência do local à venda de móveis. "A Comercial já é conhecida pela diversidade de móveis, além disso, agora com a expectativa do fim das obras do túnel de Taguatinga, esperamos que as vendas cresçam até 15%. A cidade tem uma força comercial muito grande e essa movimentação constante de pessoas nas vias garante um fluxo de clientes. Sempre tem aquele que para, dá uma olhadinha e acaba levando alguma coisa", assegura.

A tradicional Atlântida Móveis, fundada em 1981, também tem seu espaço comercial na avenida. Vendedor há 18 anos no estabelecimento, Osmar Fernandes destaca que o fluxo de pessoas é um dos grandes diferenciais que mantém vivo a força da via. "Aqui o movimento não para. Sempre tem gente indo e vindo e mesmo quem não vem especificamente para fazer alguma compra, o grande número de lojas atrai a fazer alguma parada e conferir os preços", destaca.

Diversidade de serviços oferecidos no Pistão Sul

O Pistão Sul é uma das avenidas de Taguatinga que atrai clientes de todo o Distrito Federal. Há quatro anos no local, o proprietário da concessionária Plus Car, Valdeci de Souza detalha que muitos consumidores costumam estacionar o carro em parte da via e percorrer o trajeto a pé, para conferir as lojas e promoções. "Isso é muito cômodo para o cliente, porque ele caminha um pouco e tem acesso a uma diversidade de lojas, de preços e serviços", avalia.

O Pistão Sul também oferece outros serviços. O restaurante Fogo de Galpão foi aberto há 27 anos, por Dirceu Maronezi. "O Pistão é praticamente um ponto estratégico de Taguatinga em relação ao comércio, ele tem uma movimentação grande, devido aos atacados e a variedade de lojas. O diferencial é essa diversidade e a capacidade de ser uma via comercial que tem de tudo um pouco e abarca lojas de grande porte", destaca Alexon Soares Rosa, gerente da unidade.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Raio-x

Economia de Taguatinga

População: 212.154 mil habitantes

Empresas abertas em 2022: 5,8 mil

Empregos carteira assinada: 60,5 mil

fonte: Codeplane Fecomércio

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação