Cinco perguntas para

Correio Braziliense
postado em 03/06/2022 00:01

A redução da circulação de pessoas devido à pandemia da covid-19 influenciou na queda?

Não temos conhecimento de estudo direcionado sobre essa relação do aumento ou redução da criminalidade durante o período. Sabemos que, mesmo antes da pandemia, em 2019, os números de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) e de homicídios tiveram redução. Isso se manteve durante a pandemia e, mesmo com a reabertura do comércio, das escolas e dos bares, esses números continuam em queda.

Quais regiões do DF merecem atenção especial em relação
à criminalidade?

A secretaria faz um monitoramento constante, com base em estudos, relatórios estatísticos, de manchas criminais e de desordens, para identificar quais regiões devem ser prioridades durante determinado período. Como esse acompanhamento é constante, com avaliação de resultados e novas metas, esse cenário de prioridade pode mudar, conforme a necessidade.

As ações para cada região do DF são diferentes? Por quê?
Como variam?

O programa DF Mais Seguro possui várias ações e programas, entre eles a Cidade de Segurança Pública (CSP) e a Área de Segurança Prioritária (ASP), que são implementadas em determinadas regiões com base em diversos critérios, entre eles a análise de microrregiões, ou seja, um detalhamento de cada região, para identificar quais problemas específicos do local, sejam criminais ou de desordens, que influenciam a segurança pública e a qualidade de vida da população. Com isso direcionamos nossas políticas públicas.

Quais são as metas e o planejamento da SSP para os próximos seis meses de 2022?

A nossa meta para esse ano é de muito trabalho, pois temos pela frente o desafio de superar as conquistas do ano passado, quando o Distrito Federal teve o menor índice de homicídios dos últimos 45 anos. Se isso acontecer, 2022 será, possivelmente, o ano mais seguro desde 1977. Outra prioridade do governo e da SSP/DF é o enfrentamento a todo tipo de violência contra a mulher, principalmente o feminicídio.

Como reduzir, ainda mais,
os  crimes violentos no DF?

Vamos continuar avançando no sentido de aperfeiçoar nossos processos de gestão, com metas, monitoramento e avaliação de resultados. Isso passa, entre outras medidas, por ampliar o trabalho de inteligência e utilização da tecnologia, entre elas o projeto de videomonitoramento, que tem sido um aliado para a segurança pública do DF. Porém, creio que nosso principal trunfo seja o constante fortalecimento do trabalho integrado entre o sistema de segurança pública, além, claro, do empenho e capacidade profissional de nossos profissionais.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação