De onde vem o crime?

Por: Águimon Rocha
postado em 03/06/2022 00:01

"O primeiro crime é o registro histórico, bíblico, em que um irmão mata o outro. Então, a primeira origem do crime é registrada na Bíblia. Depois disso, a convivência em sociedade gera por si só intrigas, conflitos, divergências e esses atos levam a algumas condutas. E, em via de regra, os crimes mais violentos, como homicídios e lesões, e os crimes vinculados ao patrimônio,que hoje é mais corriqueiro, é um crime que ocorre mais por crise social. Não deveria ser, mas os crimes contra o patrimônio, além de uma dificuldade social, aqueles que estão à margem da sociedade acabam buscando vias alternativas, que não é a correta, mas acabam buscando meios de praticar.

Então, essa crise que nós vivemos, econômica, financeira e institucional leva a população, sobretudo aqueles que estão excluídos, à prática dos crimes. E o crime tem outro fator, que é o fator familiar, a ausência de estrutura familiar, fator educacional, ausência de uma profissionalização. Tem alguns elementos que influenciam de forma direta na prática do crime. E tem outras pessoas que por si só parecem ter nascido para o crime, que tem uma conduta voltada para a prática de crime. Pobreza não é sinônimo de indignidade.

Ninguém por ser pobre deve cometer crime, mas a pobreza leva a essa exclusão social, leva a algumas dificuldades, mas tem pessoas por si só que já tem essa conduta. A causa vem sobretudo de uma questão educacional, familiar, econômica, social, então tem um conjunto. Mas esse acúmulo de elementos leva à prática do delito. Tem pessoas que isso é inerente à própria pessoa, ele por si só parece que vive numa estrutura de prática de crime, independentemente de educação.

Portanto, a maioria dos problemas são sociais e isso influencia de forma direta. Se formos olhar, a sociedade sempre praticou crime. Em 90%, as vinculações são dinheiro, roubo, tráfico, e estelionato. Tudo envolve dinheiro. O dinheiro vem por uma exclusão social, crises econômicas e dificuldades financeiras."

Águimon Rocha é professor de Direito Penal da Universidade Católica de Brasília

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação