COMÉRCIO

Atacadistas consolidam o crescimento do setor

Correio Braziliense
postado em 04/06/2022 00:01
 (crédito: Divulgação )
(crédito: Divulgação )

Com o início de junho, o Distrito Federal se prepara para as festas juninas na região. Após dois anos sem celebrar a data por conta da covid-19, os brasilienses terão celebrações de São João até o final de julho. No comércio atacadista, a expectativa é de que as vendas de produtos típicos aumentem 20% devido às mais de 200 festas que ocorrerão na cidade.

O percentual, comparado ao ano passado, foi levantado pelo Sindicato do Comércio Atacadista do Distrito Federal (Sindiatacadista/DF). "As festas juninas são um ícone da cultura brasileira. E como temos aqui na capital gente do país inteiro, principalmente vinda do Nordeste, onde foi criada esta tradição, trata-se de um período muito aguardado", afirma Álvaro Silveira Jr., o presidente.

Nesta época do ano, é comum o aumento de vendas de produtos característicos, como vinhos, canjica, pipoca e amendoim. Com esses destaques, a economia candanga se aquece devido à grande procura do comércio de gêneros alimentícios e de bebidas.

Entretanto, apesar da festividade retornar apenas em 2022, o setor atacadista apresentou um bom desempenho no acumulado do ano passado. Ainda que a data não tenha sido celebrada, o segmento manteve a sua atividade em alta de janeiro a dezembro. De acordo com a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (Abad), o atacado distribuidor cresceu 7,1% e faturou R$ 308,4 bilhões apenas em 2021

Representando o DF, o Grupo Dia a Dia foi líder absoluto no ranking das dez maiores empresas por região. Em âmbito geral, a rede se consolidou em quarto lugar. A Abad, em parceria com a consultoria NielsenIQ, analisou os resultados e a atuação dos agentes de distribuição de todo o país, com informações para orientar planos estratégicos e investimentos do Canal Indireto. A pesquisa é realizada anualmente pelas entidades.

Além disso, a região candanga ganhou mais uma notoriedade neste ano, visto que o Dia a Dia também conquistou o título de 18ª maior empresa do setor no Brasil, de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Na lista, constam as 25 maiores companhias de varejo de alimentos do país.

A empresa de Cash & Carry — termo que se refere a um sistema de comércio onde o ponto de venda possibilita que o cliente escolha o produto diretamente nas gôndolas, feche a compra e efetue o pagamento — foi fundada em Ceilândia e tem se destacado como um modelo de negócio de referência no país.

Parte disso diz respeito ao acompanhamento que a rede faz com relação às tendências de mercado. Com o intuito de manter o cliente no centro da relação, o Atacadão Dia a Dia busca inovações capazes de fortalecer a relação com o público. A novidade da vez envolve o lançamento do Clube DD , previsto para o dia 13 de junho.

Com intuito de se tornar um clube de vantagens e benefícios, a ferramenta traz a sua principal alavanca de relacionamento com o cliente, que é o dinheiro de volta (cashback). Antes, a empresa oferecia apenas descontos com o antigo Clube Dia a Dia.

Para que a novidade consiga ser implementada, o ponto de contato com o cliente passa a ser o aplicativo que é associado à uma carteira digital. Com ações como o Clube DD , o Dia a Dia busca contribuir com inovações para o segmento e, visando o futuro da rede, busca se manter entre os principais atacarejos do mercado brasileiro.

Quais as tendências para o mercado Cash & Carry para o segundo semestre do ano de 2022?

Veremos mais ações voltadas para a experiência de compra do cliente, isto é, melhores práticas de atendimento e relacionamento com o cliente; além da divulgação assertiva de ofertas que se adequem ao seu perfil.

Além disso, a busca por custo-benefício em produtos de valor agregado mexe, cada vez mais, com toda a estratégia; a qual impacta todas as frentes, como, por exemplo, digital, operações e marketing.

Essa provocação, no entanto, não é de todo ruim, pois fomenta boas ideias e abre um leque de possibilidades no negócio, movimentando, assim, todas as áreas. O cenário de expansão continua forte.

A tendência, a nível nacional, é aumentar a quantidade de lojas de C&C para o segundo semestre e nos próximos anos.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação