Pentecostes /

Celebração da fé

Festividade teve início na noite de ontem, em Taguatinga. A organização do evento espera receber 1 milhão de pessoas até amanhã. Para facilitar o acesso ao local, há reforço no transporte e alterações no trânsito

Rafaela Martins
postado em 04/06/2022 00:01
 (crédito:  Carlos Vieira/CB)
(crédito: Carlos Vieira/CB)

Fé, devoção, amor e renovação. Essas foram algumas palavras que os católicos proclamaram durante a cerimônia de Pentecostes, que aconteceu na noite de ontem, no Taguaparque. A festa voltou à capital do país após dois anos de pausa, em decorrência da pandemia da covid-19. Para celebrar a religiosidade e acompanhar a missa realizada pelo padre Moacir Anastácio, 500 mil pessoas se reuniram no local.

Mesmo que a festa tenha começado no último domingo, a liturgia das velas — sexta os católicos acendem para o Pai, sábado para o Filho e domingo para o Espírito Santo — teve início às 19h de ontem, depois da entrada da imagem de Nossa Senhora da Primavera. Empolgados e emocionados, os católicos ficaram de pé para receber a imagem, em meio a cânticos e palavras de afirmação do pároco.

Uma das devotas, Patricia Martins, 42 anos, esperava a passagem de Nossa Senhora com um terço na mão e na companhia das amigas. Ao Correio, a moradora de Sobradinho contou que comparece à celebração desde 2012. "Pentecostes é a vinda do Espírito Santo, é renovação. Depois da pandemia, mesmo que ninguém da minha família tenha morrido, nós saímos abalados desse contexto. Hoje é dia de agradecer pela vida", afirmou Patrícia. 

A expectativa da organização do evento é de que mais de 1 milhão de pessoas compareçam ao Taguaparque até amanhã. 

Em meio à multidão, a fé de Dulcelina Passos, 68, chamou a atenção. De casaco cinza, saia verde e um terço nas mãos, ela não escondeu a alegria de estar participando da cerimônia. 

"Essa festividade significa uma coisa muito boa, muito forte e com muita energia. Eu fico a noite toda em pé, e olha que cheguei às 16h30, e garanto que não me canso. Nada disso é esforço para mim, porque não existem barreiras para estar na casa do senhor. Agradeço pela vida que eu tenho, por não ter pegado o vírus da covid-19, e mesmo sozinha (pois a filha não quis acompanhá-la). pretendo continuar ativa. Isso não é um esforço, é um prazer", disse a moradora de Arniqueiras.

Trânsito

A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) reforçou as linhas de ônibus que passam no centro de Taguatinga. Hoje, o reforço será das 8h às 20h. Amanhã, as linhas serão ampliadas das 8h às 18h. Além disso, a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) estendeu o horário dos trens no domingo: será das 7h às 20h30.

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros fizeram alterações para dar maior fluidez ao tráfego de veículos.

Hoje, as alterações serão entre 21h30 e 0h30. No domingo, ocorrerão das 19h30 às 22h30. De acordo com o Detran, durante o dia, os semáforos estão com os tempos ajustados para facilitar a chegada ao evento. Cerca de 170 servidores farão o controle do tráfego e intervenções nas vias da região, começando pela Avenida Elmo Serejo, no sentido centro de Taguatinga, passando pelo Taguaparque, na direção do Pistão Norte.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  •  03/06/2022 Crédito: Carlos Vieira/CB. Celebração da Pentecostes 2022 no Taguaparque.
    03/06/2022 Crédito: Carlos Vieira/CB. Celebração da Pentecostes 2022 no Taguaparque. Foto: Carlos Vieira/CB
  • Após dois anos sem a comemoração, por força da pandemia, milhares de pessoas vão à festa de Pentecostes para proclamar sua fé
    Após dois anos sem a comemoração, por força da pandemia, milhares de pessoas vão à festa de Pentecostes para proclamar sua fé Foto: Carlos Vieira/CB
  •  03/06/2022 Crédito: Carlos Vieira/CB. Celebração da Pentecostes 2022 no Taguaparque.
    03/06/2022 Crédito: Carlos Vieira/CB. Celebração da Pentecostes 2022 no Taguaparque. Foto: Carlos Vieira/CB
  •  03/06/2022 Crédito: Carlos Vieira/CB. Celebração da Pentecostes 2022 no Taguaparque. Na Foto Dulcelina Passos.
    03/06/2022 Crédito: Carlos Vieira/CB. Celebração da Pentecostes 2022 no Taguaparque. Na Foto Dulcelina Passos. Foto: Carlos Vieira/CB
  •  Moradora de Sobradinho, Patricia Martins agradece à vida
    Moradora de Sobradinho, Patricia Martins agradece à vida Foto: Carlos Vieira/CB
  •  03/06/2022 Crédito: Carlos Vieira/CB. Celebração da Pentecostes 2022 no Taguaparque.
    03/06/2022 Crédito: Carlos Vieira/CB. Celebração da Pentecostes 2022 no Taguaparque. Foto: Carlos Vieira/CB

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação