Unidos na fé

Correio Braziliense
postado em 07/06/2022 00:01
 (crédito: Reproducao)
(crédito: Reproducao)

No último mês, o governador Ibaneis Rocha se dedicou a vários encontros e eventos religiosos das igrejas evangélica e católica. Esteve até em Goiânia, na Convenção Nacional das Assembleias de Deus Ministério de Madureira (Conamad), ao lado do presidente Jair Bolsonaro. Hoje, a agenda de Ibaneis programa participação na reunião geral de pastores e líderes do Conselho de Pastores Evangélicos do Distrito Federal (Copev-DF). É uma super aposta nesse importante eleitorado. A primeira-dama, Mayara Noronha Rocha, secretária de Desenvolvimento Social do DF, tem ajudado nessa mensagem religiosa. Ela esteve em maio em Israel, em peregrinação na Terra Santa, ao lado da primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, e da ex-ministra Damares Alves, que são "terrivelmente evangélicas". No fim de semana, Mayara parabenizou a nomeação de Dom Paulo Cezar Costa como cardeal e postou uma foto do casal, com o filho, Mateus, recebendo uma benção do papa Francisco.

STJ manda reavaliar partilha do lucro da turnê Legião Urbana

O STJ anulou uma decisão de 2018 que determinou a partilha dos lucros da turnê comemorativa de 30 anos do disco Legião Urbana entre os músicos da banda, o guitarrista Dado Villa Lobos e o baterista Marcelo Bonfá, e a produtora Legião Urbana Produções Artísticas Ltda, de propriedade de Giuliano Mandredini, filho de Renato Russo. A briga é antiga. Há quatro anos, a 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro entendeu que os ex-integrantes da banda não têm exclusividade na exploração da marca e fixou como um terço a parte dos lucros que seria cabível à produtora de Renato Russo. Com a decisão do ministro Antonio Carlos Ferreira, o processo começa de novo. Realizada em 2015, a turnê de 30 anos de Legião Urbana celebrou o primeiro disco da banda, que estreou sucessos como Será, Ainda é cedo e Geração Coca-Cola.

Aniversário junino

O vice-governador Paco Britto comemorou o aniversário com uma festa junina na Paróquia São Judas Tadeu, no último sábado. Reuniu cerca de três mil pessoas, entre familiares, amigos e autoridades públicas: secretários, conselheiros e líderes políticos.

De Brasília

Na propaganda nas redes sociais, Flávia Arruda (PL) diz: "Eu sou de Brasília. Eu conheço a cidade". Alguma dúvida de que essa é uma provocação à adversária Damares Alves (Republicanos) que chega, agora, na política do DF?

De moto

Após dois anos de pausa por conta da pandemia, o Capital Moto Week fará a 17° edição de 21 a 30 de julho, no Parque de Exposições da Granja do Torto. São esperadas 800 mil pessoas em 10 dias de programação. Ontem, os organizadores do festival, Juliana Jacinto e Pedro Affonso Franco, entregaram convites personalizados ao governador Ibaneis Rocha e ao vice, Paco Britto, em agenda no Palácio do Buriti.

À QUEIMA-ROUPA

Délio Lins
e Silva Júnior

Presidente da OAB-DF

"Um defensor público custa muito mais caro ao Estado do que garantir o atendimento da população com a advocacia dativa"

A Câmara Legislativa deve analisar hoje o projeto de lei que cria a advocacia dativa. Qual vantagem a advocacia dativa oferece à sociedade?

Respeitamos, e muito, a Defensoria Pública do DF. Talvez seja a melhor do país, mas é notório que ela não consegue atender a toda a demanda de pessoas hipossuficientes que dela dependem. A atuação da advocacia dativa remunerada será feita em complemento e para suprir esse vácuo que prejudica, ao final, a população que acaba ficando desassistida.

Por que contratar advogados privados se já existe a Defensoria Pública para
quem precisa de uma defesa
e não pode pagar?

Como eu disse, a Defensoria não consegue atender a toda a demanda. E para atender a parte que consegue, ela conta com os núcleos de prática jurídica das faculdades, com a própria OAB e, especialmente, com advogados e advogadas voluntários que fazem o trabalho dos defensores mas não possuem qualquer remuneração para tanto. Isso é absolutamente injusto.

Não é mais vantajoso para o Estado aumentar o quadro
da Defensoria Pública?

Os números mostram que é exatamente o contrário. Um defensor público custa muito mais caro ao Estado do que garantir o atendimento da população com a advocacia dativa.

Quem vai administrar
o funcionamento da
advocacia dativa?

Pelo projeto, a Secretaria de Justiça fará o cadastro dos advogados e advogadas interessados em participar do projeto e encaminhará essa lista ao Tribunal de Justiça do DF, ficando a cargo dos juízes fazerem as nomeações.

Quanto um advogado
vai ganhar para atuar
em um processo?

Essa tabela ainda não foi regulamentada e a ideia é que seja por decreto. Nos demais estados essa forma de pagamento é bem variada.

Qual vai ser o critério de escolha dos advogados?

Pelo PL, estar habilitado junto à OAB e ter domicílio no Distrito Federal. Existe uma emenda que inclui a advocacia da Região Administrativa do Entorno também, mas ainda não foi votada ou incluída no projeto.

Por que há tanta resistência
da Defensoria Pública
a essa proposta?

Pelo que tenho notado, a resistência nem é propriamente da diretoria da defensoria, mas sim das associações de defensores. Eles entendem que os recursos gastos com os dativos poderiam ajudar a equipar a Defensoria. Porém, é bom ressaltar que a previsão orçamentária destinada ao projeto gira em torno de R$ 6 milhões, enquanto o orçamento anual da Defensoria é de aproximados R$ 260 milhões, ou seja, é um valor ínfimo que em nada ajudaria a Defensoria. Além disso, em primeiro lugar, deve estar a importância social do projeto, qual seja o de dar acesso à justiça aos que não tem por ausência do Estado. Esse deve ser o ponto central a ser considerado pela Câmara Legislativa.

Bolsonaro quer palanque
do PL, diz Fraga

Amigo de Jair Bolsonaro, inclusive nos rolês de moto, o ex-deputado Alberto Fraga (PL) disse, em entrevista ao CB.Poder, que o presidente prefere um palanque no DF do próprio partido, o PL. "Eu tenho certeza que será José Roberto Arruda, candidato a governador do Distrito Federal", destacou Fraga. Segundo o ex-deputado, Bolsonaro gosta de Arruda e já demonstrou isso. Mas, ao contrário do que muitos pensam, nunca demonstrou preferência a Damares Alves (Republicanos) em relação a Flávia Arruda (PL) na disputa ao Senado. Fraga, no entanto, acredita que, se Arruda for candidato ao Buriti, Flávia não terá condições de concorrer ao Senado, tampouco a deputada federal.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Descrição: O vice-governador Paco Britto comemorou o aniversário com uma festa junina na Paróquia São Judas Tadeu
    Descrição: O vice-governador Paco Britto comemorou o aniversário com uma festa junina na Paróquia São Judas Tadeu Foto: Divulgação/Maria Clara Horvath
  • 28/10/2020 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF.   CB.Poder enrtrevista a Deputada Federal Flavia Arruda.
    28/10/2020 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. CB.Poder enrtrevista a Deputada Federal Flavia Arruda. Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  •  16/11/2021 Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil.  Brasilia - DF. CB Poder. Debate com candidatos a disputa da presidência da OAB DF na bancada Ana Maria Campos. Candidato e atual presidente Delio Lins.
    16/11/2021 Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. CB Poder. Debate com candidatos a disputa da presidência da OAB DF na bancada Ana Maria Campos. Candidato e atual presidente Delio Lins. Foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação