Ciro Nogueira comanda ataque a Lula nas redes

Correio Braziliense
postado em 09/06/2022 00:01
 (crédito:  Ed Alves/CB)
(crédito: Ed Alves/CB)

O ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, é o grande crítico do ex-presidente Lula entre os aliados do presidente Jair Bolsonaro. Ele tem usado as redes sociais para bater duro. Funciona como um incentivo para alimentar o ódio dos bolsonaristas ao petista. "Segundo as pesquisas, o governo Lula já tomou posse e já está governando. Segundo a realidade, o governo imaginário de Lula termina no dia da eleição, com a vitória do presidente Bolsonaro", escreveu ontem. Ciro ataca a aliança entre o petista e o vice na chapa, Geraldo Alckmin: "Chuchu com Lula: algum brasileiro algum dia já provou isso dai? Querem enfiar goela abaixo um prato que não é do gosto do povo. É por isso que o povo não vai engolir". No último mês, foram 10 postagens no Twitter.

Polícia Civil quer ajuda de Ibaneis para convencer Bolsonaro a dar aumento

Delegados decidiram aderir à mobilização por recomposição salarial iniciada por demais integrantes da Polícia Civil do DF pela reajuste esperado. Está prevista uma manifestação, hoje, em conjunto com o Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF) em frente ao Palácio do Buriti. O objetivo é mostrar a insatisfação da categoria ao não destravamento da recomposição salarial. Eles querem conclamar o governador Ibaneis Rocha (MDB) a agir e provocar o presidente Jair Bolsonaro em prol dos profissionais da PCDF. O reajuste está parado na área técnica do governo Bolsonaro. Nesta semana, o presidente anunciou que não haverá aumento para servidores em 2022. Apesar de os contracheques das forças de segurança estarem vinculados aos recursos repassados pela União ao DF, por meio do Fundo Constitucional do DF, a manifestação de Bolsonaro foi um alerta de que não haverá recomposição dos salários de policiais civis, policiais militares e bombeiros militares neste ano.

Quase 2 mil inscrições

O 1º Prêmio Candango de Literatura, lançado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, fechou as inscrições com números surpreendentes. No total, 1.980 obras, sendo 15 de autores de Angola, 11 de Cabo Verde, 11 de Moçambique, 20 de Portugal e 1.874 do Brasil. São 525 romances, 673 de poesia e 302 contos. Dos autores inscritos, 1.107 são homens, 818 mulheres e 65 não declararam sexo. O resultado será anunciado em 21 de setembro. O secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, comemorou a participação feminina. Entre as 1.990 inscrições, 41% são escritoras.

Pré-candidatos em pré-estreia

Na noite de terça-feira, a mediatech Brasil Paralelo realizou sua pré-estreia na capital federal. O documentário Entre Lobos, que traz um panorama sobre a segurança pública brasileira, foi exibido no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

O evento contou com a presença da ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos e pré-candidata ao Senado pelo DF Damares Alves (Republicanos), de integrantes da Frente Parlamentar da Segurança Pública, como o deputado General Peternelli (UB-SP), as deputadas federais da bancada do DF Bia Kicis (PL) e Paula Belmonte (Cidadania), a distrital Júlia Lucy (UB), além de profissionais ligados à segurança pública. A exibição do filme foi seguida de um bate-papo sobre a obra.

Com mais de 50 entrevistados, quase um ano de filmagens em 13 cidades de três países diferentes, Entre Lobos custou R$ 1 milhão e é a produção de maior investimento da história da Brasil Paralelo. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, está no filme com um depoimento sobre o tema. Entre Lobos estará disponível para assinantes (são mais de 300 mil até agora) da plataforma Brasil Paralelo a partir de 20 de junho.

Festança para Damares

A ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos Damares Alves (Republicanos) não deixou dúvidas sobre sua disposição de concorrer ao Senado no DF. Em entrevista, ontem, ao CB.Poder, programa do Correio Braziliense em parceria com a TV Brasília, ela disse que o lançamento de sua pré-candidatura ao Senado só foi adiado porque o partido busca um lugar maior para a militância que vem de várias partes do país.

Promoção por merecimento

O juiz de Direito Substituto de 2º Grau Carlos Pires Soares Neto foi eleito, pelo critério do merecimento, para ocupar o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.

O magistrado vai ocupar a vaga aberta com a aposentadoria da desembargadora Sandra De Santis. A votação foi unânime e não há data prevista para a posse do novo desembargador. Carlos Pires Soares Neto tomou posse como juiz de direito substituto do DF, abril de 1994, tendo sido promovido ao cargo de juiz de direito, em fevereiro de 1996.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Nogueira indicou seu ex-chefe de gabinete ao cargo de presidente do FNDE
    Nogueira indicou seu ex-chefe de gabinete ao cargo de presidente do FNDE Foto: Isac Nóbrega/PR
  • 'No segundo turno, eu vou participar', disse o presidente
    'No segundo turno, eu vou participar', disse o presidente Foto: Evaristo Sa / AFP
  • CB.Poder recebe o secretario de cultura Bartolomeu Rodrigues. Na bancada. Ana Maria Campos.
    CB.Poder recebe o secretario de cultura Bartolomeu Rodrigues. Na bancada. Ana Maria Campos. Foto: Ed Alves/CB/D.A. Press
  • Descrição: o Juiz de Direito Substituto de 2º Grau Carlos Pires Soares Neto, foi eleito para ocupar o cargo de Desembargador da Justiça do Distrito Federal e Territórios.  


Crédito: Divulgação/TJDFT
    Descrição: o Juiz de Direito Substituto de 2º Grau Carlos Pires Soares Neto, foi eleito para ocupar o cargo de Desembargador da Justiça do Distrito Federal e Territórios. Crédito: Divulgação/TJDFT Foto: Divulgação/TJDFT
  • Descrição: Deputado General Peternelli (UB-SP) e a ex-ministra Damares Alves

Crédito: Twitter/Reprodução
    Descrição: Deputado General Peternelli (UB-SP) e a ex-ministra Damares Alves Crédito: Twitter/Reprodução Foto: Twitter/Reprodução
  • Descrição: Em Assembleia Extraordinária, delegados da Polícia Civil do DF aderem a mobilização por recomposição salarial

Crédito: Divulgação/Sindicato dos Delegados da Polícia Civil do DF (Sindepo)
    Descrição: Em Assembleia Extraordinária, delegados da Polícia Civil do DF aderem a mobilização por recomposição salarial Crédito: Divulgação/Sindicato dos Delegados da Polícia Civil do DF (Sindepo) Foto: Divulgação/Sindicato dos Delegados da Polícia Civil do DF (Sindepo)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação