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Aposta para o Dia dos Namorados

A exemplo do que ocorreu na Páscoa e no Dia das Mães, a Fecomércio prevê movimento maior nas lojas e um aumento de 24,4% nas vendas, em relação ao ano passado. Estabelecimentos investem em novos produtos

Renata Nagashima Rafaela Martins
postado em 09/06/2022 00:01
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

Apoucos dias da data que celebra o amor — 12 de junho, Dia dos Namorados — o comércio festeja na movimentação de consumidores no Distrito Federal. A estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-DF) é de que, em 2022, aconteça um aumento de 24,4% nas vendas se comparado com o ano passado, quando a retomada econômica caminhava a passos lentos, em decorrência da pandemia da covid-19.

Os lojistas estão animados. De acordo com o subgerente da Free Center Calçados, Gabriel Tavares, o shopping Conjunto Nacional passou a ter um fluxo maior de pessoas após a vacinação contra a covid-19, e a desobrigatoriedade do uso de máscaras faciais. "As pessoas estão comprando sim, tanto que nós tivemos que solicitar uma nova reposição de produtos chaves como botas, algumas linhas de tênis e alguns acessórios para incrementar as vendas. A expectativa é lucrar pelo menos o dobro do ano passado. Estamos prevendo uma média de até R$ 100 mil a mais para esse dia dos namorados. O shopping voltou a encher nas datas comemorativas", constata Gabriel.

Lucas Henrique Santos e Katlyn Santos namoram há dois anos. Eles saíram juntos para procurar presentes que interessassem a cada um. Para eles a data se torna ainda mais especial pois quando começaram o relacionamento os dois estavam desempregados e a pandemia do novo coronavírus estava em alta no Distrito Federal. "Vamos andar, escolher e comprar na hora mesmo. Quando completamos o primeiro ano juntos, os dois estavam sem trabalhar e não teve presente", contou Katlyn enquanto Lucas concordava. O casal revelou ao Correio que a expectativa para 2022 é comprar algo que esteja em torno de R$ 300.

Crescimento

Para confirmar a estimativa de crescimento do comércio, a Fecomércio realizou uma pesquisa focada no pós-venda do Dia das Mães e do feriado de Páscoa. Segundo o levantamento, os estabelecimentos venderam 16,17% a mais que no ano passado durante a comemoração de 8 de maio. Da mesma forma, na Páscoa, o aumento efetivo foi de 15,43%.

Vendedora da loja Acqua Aroma — também no Conjunto Nacional — Maria Eduarda Soares, 23 anos, está animada com o movimento. Ela espera que a data comemorativa do próximo domingo alavanque o faturamento do quiosque. "Nós estamos prevendo um aumento de 10% em relação ao mês passado, onde tivemos o dia das mães. A loja está apostando em produtos como velas aromáticas e renovadores de lençóis, com objetivo de marcar o momento do casal e estimular os sentidos de cada um", completou.

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  •  08/06/2022. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil.  Brasilia - DF. Expectativa dde vendas do comércio para o Dia dos Namorados no Conjunto Nacional. Gabriel Tavares - sub gerente.
    08/06/2022. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Expectativa dde vendas do comércio para o Dia dos Namorados no Conjunto Nacional. Gabriel Tavares - sub gerente. Foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press
  • A vendedora Maria Eduarda espera alavancar as vendas no quiosque
    A vendedora Maria Eduarda espera alavancar as vendas no quiosque Foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press
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