CB.Saúde

Cuidados com a pele preta

O dermatologista falou ao programa sobre atenção que os negros devem ter também em áreas como o couro cabeludo e os impactos da covid-19 nessa população, como a queda do cabelo

Isac Mascarenhas*
postado em 10/06/2022 00:01
 (crédito:  Ed Alves/CB)
(crédito: Ed Alves/CB)

O CB.Saúde, uma parceria do Correio com a TV Brasília, recebeu, ontem, o dermatologista e especialista em pele negra André Moreira. À jornalista Carmen Souza, o médico falou sobre os cuidados que as pessoas com a pele preta devem ter, desde hidratação na pele a doenças como a ACC (alopecia central centrífuga). Segundo o médico, apesar de a pele negra e branca terem a mesma quantidade de glândulas, a população preta produz menos oleosidade, sobretudo no clima seco do cerrado. Além disso, as mulheres pretas sofrem com outro problema: a perda de cabelo. Por isso, a atenção deve ser redobrada. 

Quais cuidados a

pele negra deve ter além

da pele branca?

A pele preta é bem diferente da pele branca. O número de glândulas entre as peles é igual. Mas, a produção de oleosidade e hidratação é menor nas peles negras. Os banhos devem ser mais rápidos e a hidratação mais vigorosa, o que não é tão verdade para um indivíduo branco.

Existem doenças mais comuns em pessoas negras?

Sim, a Alopecia Central Centrífuga (ACC) é um exemplo. Essa doença ocorre tipicamente na população negra, sobretudo nas mulheres. Ela causa a perda de cabelo na região central do couro cabeludo. É uma enfermidade progressiva, por isso deve ser bloqueada. Segundo estudos, é uma doença genética e não deve ser confundida com queda de fios por procedimentos estéticos.

Quais são os alertas da ACC?

A pessoa deve se atentar às mudanças de sintomas no couro cabelo. Por exemplo, uma queda de fios em uma região diferente. Ou se não sentia nada e agora sente uma coceira, é uma alerta para ir ao dermatologista. O cabeleireiro é um grande aliado do dermatologista nesse processo, por estar sempre em contato com os cabelos e ter acesso a regiões que as pessoas não podem ver, ele encaminha esses pacientes ao consultório.

A perda de fios é um dos sintomas da covid-19?

O cabelo era negligenciado até entre os dermatologistas. Após a pandemia, os estudos relacionados a essa região aumentaram por conta da perda de cabelo. É um dos sintomas mais leves das doenças, porém muito impactante ao paciente. Essa queda pode durar de uma semana a nove meses, após o início de outros sintomas, mas temos tratamentos para trazer de volta o crescimento saudável do cabelo.

O couro cabeludo é um
indicador de saúde?

Sim, não tem como ter pele e cabelo bonitos se você não estiver saudável. Se não tem um bom estilo de vida, se não dorme a quantidade de horas adequada, se não estiver de bom humor e uma dieta adequada, você não terá um cabelo e uma pele saudáveis. O desvio energético, como uma doença, tira os nutrientes do cabelo e leva para área do corpo necessitada.

Perucas, lances e tranças podem causar danos no couro cabeludo?

São recursos estéticos muito importantes na recuperação da autoestima, em casos de perda de cabelo por doenças. Mas devem ter cuidados, como comprar perucas e lances em lojas apropriadas e lavar com regularidade. Se tiverem fitas e colas podem causar inflamações e reações alérgicas, são pontos que devem ser observados.

Estagiário sob supervisão
José Carlos Vieira

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação