Pandemia /

Taxa de transmissão dispara

Segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde, o número chegou a 1,80. É o maior índice observado, desde 27 de janeiro. Ontem, o DF registrou 3.991 novos casos de covid-19 e duas mortes em decorrência da doença

Arthur de Souza
postado em 11/06/2022 00:01
De acordo com o boletim, ontem foram registrados 3.991 novos casos no DF. -  (crédito:  Minervino Júnior/CB)
De acordo com o boletim, ontem foram registrados 3.991 novos casos no DF. - (crédito: Minervino Júnior/CB)

Pelo sexto dia consecutivo, o Distrito Federal registrou aumento na taxa de transmissão da covid-19. No Boletim Epidemiológico divulgado ontem pela Secretaria de Saúde (SES-DF), o índice atingiu o patamar mais alto desde 27 de janeiro: 1,80. O número mostra que 100 moradores do DF infectados com o vírus podem transmiti-lo a outras 180 pessoas.

O aumento contínuo na taxa de transmissão indica o avanço da pandemia no DF. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que o índice, obtido pelo cálculo da média móvel de casos, deve permanecer abaixo de 1 para se ter a certeza de que a doença está sendo controlada. No DF, esse ideal não é alcançado desde 5 de maio.

De acordo com o boletim, foram registrados 3.991 novos casos no DF. Apesar de alto, o número de novos infectados é menor do que o de diagnosticados no dia anterior, quando 4.898 pessoas testaram positivo para a doença. No total, o DF tem 740.912 casos confirmados desde o início da pandemia, em março de 2020.

Além disso, duas mortes foram registradas pela pasta da saúde. Os óbitos ocorreram em 9 de junho, em hospitais. As vítimas são uma mulher e um homem, na faixa etária acima de 70 anos e com comorbidades do tipo "distúrbios metabólicos" e "cardiopatia". Desde março de 2020, o DF notificou 11.699 pessoas que faleceram em decorrência da covid-19.

Carga viral

Outro dado preocupante é em relação à carga viral da covid-19 nos esgotos do Distrito Federal. O índice subiu mais de quatro vezes entre o fim de maio e o início de junho, segundo um levantamento publicado pela Rede Monitoramento Covid Esgotos. A entidade afirma que houve aumento da carga no esgoto de sete das oito estações de tratamento de esgotos (ETEs) que atendem a 80% da população do da capital.

De acordo com a rede, de 22 a 28 de maio, a carga medida foi de 311,3 bilhões de cópias do vírus por dia para cada 10 mil habitantes. Entre 29 de maio e 4 de junho, o número subiu mais de quatro vezes, chegando a 1,34 trilhão de cópias por dia para cada 10 mil habitantes. A análise foi publicada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Em Brasília, especificamente, o projeto é coordenado pela Universidade de Brasília (UnB) e conta com o apoio da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb).

Vacinação

A população do DF terá vacinação contra a covid-19 hoje. Serão quatro pontos, sendo três em unidades básicas de saúde (UBS) e uma escola — o Centro de Ensino Fundamental (CEF) 32, em Ceilândia. As informações foram divulgadas pela Secretaria de Saúde (SES-DF).

Especificamente na escola e na UBS 2, também haverá vacinação contra influenza, sarampo e covid-19 (adulto e infantil), de acordo com a pasta. Os outros locais terão somente o imunizante contra o novo coronavírus, para adultos e crianças (confira os locais em serviço).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

(Serviço) Locais de vacinação para hoje

- Centro de Ensino Fundamental 32
Horário de vacinação: das 9h às 17h
Endereço: SHPS 500/700 Área Especial, Ceilândia
Disponíveis imunizantes de influenza, sarampo, covid-19 adulto e covid-19 infantil

- UBS 2 Ceilândia
Horário de vacinação: das 9h às 17h
Endereço: QNN 15 LOTE F
Disponíveis imunizantes de influenza, sarampo, covid-19 adulto e covid-19 infantil

- UBS 1 Asa Sul
Horário de vacinação: das 9h às 17h
Endereço: SGAS 612
Disponíveis imunizantes de covid-19 adulto infantil

- UBS 1 Mangueiral
Horário de vacinação: das 9h às 17h
Endereço: Praça de Atividades 2 – Lote 1
Disponíveis imunizantes de covid-19 adulto infantil

Fonte: SES-DF

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação