Magela vai coordenar campanha de Lula no DF com a meta de melhorar desempenho do petista

Correio Braziliense
postado em 11/06/2022 00:01

O ex-deputado Geraldo Magela (PT) aceitou o convite e vai coordenar a campanha de Lula no DF. O anúncio foi feito nesta semana em reunião dos presidentes de partidos que compõem a federação PT-PV-PCdoB, com os coordenadores nacionais da candidatura petista, Gleisi Hoffmann e José Guimarães. O desafio será grande: tentar reverter a preferência do eleitorado brasiliense ao presidente Jair Bolsonaro, como indicam as pesquisas analisadas pela campanha de Lula. Se o petista está na frente considerando todo o país, no DF, a situação é outra. Segundo levantamentos, o desempenho de Lula é pior em duas unidades da federação: Acre e Distrito Federal, lugares onde o PT já foi forte. Bolsonaro também está na frente de Lula em Roraima, Rondônia e Santa Catarina.

Composição partidária

Ficou definido que as presidências regionais dos partidos da federação PT-PV-PCdoB vão compor com Magela a Coordenação Política da campanha. Dessa aliança pró-Lula, participam também os partidos que estão fechados nacionalmente com o PT, mas têm candidatura própria ao governo,
como o PSol e o PSB.

Risco de trombada bolsonarista

Na próxima semana, a coordenação política da campanha de Lula no DF vai se reunir para aprovar um calendário de mobilização. Ainda falta definir, por exemplo, datas para visitas de Lula às ruas de Brasília. Tampouco, se ele virá. O risco de choque com a militância bolsonarista pode comprometer o corpo a corpo do petista no DF.

Legado

Uma das táticas já definida para a campanha petista será relembrar seu legado de obras no DF, como infraestruturas em Vicente Pires, Sol Nascente e Estrutural, com recursos do PAC do governo Lula.

Olhos nos olhos

As inserções partidárias do senador José Antônio Reguffe (UB-DF) estão no ar. O enfoque é mostrar o trabalho realizado no mandato, com a apresentação de 11 PECs e 53 projetos, tendo aprovado seis. Intenção é tentar desfazer a imagem que os adversários disseminam: que ele só economiza e não faz. O vídeo foca nos olhos, no sentido de dizer que Reguffe diz a verdade.

Voto feminino

Quem vai disputar eleição deve ficar atento aos desejos femininos. As eleitoras são maioria no DF. De um eleitorado de 2.205.596, 54% é composto por elas. Aliás, as mulheres são maioria em todas as zonas eleitorais. E proporcionalmente são as que mais rejeitam o presidente Jair Bolsonaro, segundo as pesquisas divulgadas neste ano.

Jovens vão votar mais

Encerrado o prazo de alistamento eleitoral, o TRE-DF divulga que há no DF 37.620 eleitores entre 16 e 17 anos. Houve um aumento expressivo desse contingente em relação a 2018. Nas eleições passadas, os menores de idade com título de eleitor somavam 14.538 jovens. Um aumento de 160%.

Mané ou Arena BRB?

Você sabia que aquele estádio enorme localizado na área central de Brasília se chama Arena BRB? Pois é. O banco paga
R$ 2,5 milhões por ano para o chamado naming rights. Serão R$ 7,5 milhões na temporada 2022-2024. Mas todo mundo só chama de Mané Garrincha. Pode isso, Arnaldo?

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação