Corrida eleitoral ainda no aquecimento

Correio Braziliense
postado em 12/06/2022 00:01
 (crédito: Cícero Lopes/CB/D.A Press)
(crédito: Cícero Lopes/CB/D.A Press)

A 16 semanas das eleições, muitas dúvidas persistem sobre quem estará na disputa eleitoral ao governo do DF. O governador Ibaneis Rocha (MDB) é pré-candidato ao Palácio do Buriti e tem oito opositores que se colocam no páreo. O deputado distrital Leandro Grass (PV) é o nome da federação liderada pelo ex-presidente Lula. A senadora Leila Barros (PDT-DF) tem o apoio de seu partido para entrar na disputa, mas por enquanto segue em chapa puro-sangue sem partidos aliados. Mesma situação enfrentam hoje os pré-candidatos do PSB, Rafael Parente, e do PSol, Keka Bagno. O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) quer concorrer, mas espera um desfecho na federação de seu partido com o Cidadania. Falta o senador José Antônio Reguffe (UB) anunciar seu caminho, que deve ser uma candidatura ao Palácio do Buriti. A dúvida maior é a possível entrada do ex-governador José Roberto Arruda (PL), que pode embaralhar o cenário, a depender ainda de uma liminar. Além desses, o professor Lucas Salles (DC) também pretende concorrer.

Eliminatórias

A eleição não será decidida apenas nas urnas. Passa também por um qualifying nos partidos e nos tribunais.

Sozinhos

Keka Bagno (PSol) tem a Rede Sustentabilidade que se uniu a seu partido em federação. Mas Leila Barros (PDT) e Rafael Parente (PSB) aceitarão concorrer sem coligação? Nesse caso, quem seriam os candidatos ao Senado? Por enquanto, eles estão isolados e ficarão ainda mais se Reguffe (UB) for mesmo candidato ao governo. Sem coligações, PSB e PDT vão tirar dinheiro do fundo eleitoral dos partidos para bancar candidaturas com chances reduzidas pela falta de apoio político? Pode até ser que sim. Parente tem condições de buscar recursos na iniciativa privada. E o PDT precisa de palanques regionais para o presidenciável Ciro Gomes.

Strike

Se Reguffe entrar na disputa ao governo, terá a seu lado, além do União Brasil, o Podemos, o Novo e o Solidariedade. Ele ainda trabalha para ter um partido de esquerda na coligação, que seria justamente o PSB de Rafael Parente ou o PDT de Leila Barros. Reguffe pode ainda carregar a federação PSDB-Cidadania, se a deputada Paula Belmonte (Cidadania) vencer a queda de braço com Izalci Lucas (PSDB). Nesse cenário, Paula disputaria o Senado ou a vice na chapa de Reguffe e Izalci ficaria fora das eleições.

Pesadelo

Um cenário difícil, porém não impossível pelo interesse dos partidos em eleger uma boa bancada na Câmara dos Deputados: se José Roberto Arruda (PL) e José Antônio Reguffe (UB) forem candidatos a deputado federal, como são nomes testados nas urnas como bons de votos, poderão se eleger e ainda arrastar mais dois ou três deputados. Seria um arraso para a disputa à Câmara dos Deputados no DF. Não é o desejo de Arruda nem de Reguffe, mas essa possibilidade tira o sono de quem busca uma vaga de deputado federal.

Vai ou fica?

O ex-senador Cristovam Buarque (Cidadania-DF) ainda tem sido incentivado a disputar as eleições. Ele diz que não vai. Mas quem sabe… Tem ainda dois meses para decidir.

 

Dúvida

Em crise pessoal, o deputado Professor Israel (PSB-DF) fala sobre a possibilidade de não concorrer nas eleições.

 

Disposto

O ex-deputado Roney Nemer (PP-DF) esteve internado com problemas na perna e agora pegou covid-19. Está bem, com sintomas leves, e disposto a concorrer nas eleições. É pré-candidato a deputado federal pelo PP.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • 18/08/2021. Credito: Jefferson Rudy/Agência Senado. CPIPANDEMIA - Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia (CPIPANDEMIA) realiza oitiva do advogado da Precisa Medicamentos. Ele é o representante legal da empresa na negociação da vacina indiana Covaxin, da Bharat Biotech, com o Ministério da Saúde.Em pronunciamento, à bancada, senadora Leila Barros (Cidadania-DF).
    18/08/2021. Credito: Jefferson Rudy/Agência Senado. CPIPANDEMIA - Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia (CPIPANDEMIA) realiza oitiva do advogado da Precisa Medicamentos. Ele é o representante legal da empresa na negociação da vacina indiana Covaxin, da Bharat Biotech, com o Ministério da Saúde.Em pronunciamento, à bancada, senadora Leila Barros (Cidadania-DF). Foto: Jefferson Rudy/Agencia Senado
  •  28/03/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF -  CB.Poder entrevista  o pré-candidato ao Governo do Distrito Federal  Rafael Parente (PSB).
    28/03/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF - CB.Poder entrevista o pré-candidato ao Governo do Distrito Federal Rafael Parente (PSB). Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  • 16/09/2019. Credito: Ana Rayssa/CB/D.A. Press. Brasil. Brasilia - DF.  Cb Poder. Entrevista com o senador Jose Reguffe.
    16/09/2019. Credito: Ana Rayssa/CB/D.A. Press. Brasil. Brasilia - DF. Cb Poder. Entrevista com o senador Jose Reguffe. Foto: Ana Rayssa/CB/D.A Press
  •  28/03/2022 Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil.  Brasilia - DF. Entrevista com o ex governador Cristovam Buarque no Correio Braziliense.
    28/03/2022 Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Entrevista com o ex governador Cristovam Buarque no Correio Braziliense. Foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press
  •  2022. Crédito: Redes Sociais/Reprodução. Cidades. Ex-deputado Roney Nemer se recupera de uma cirurgia na perna no Hospital DFStar.
    2022. Crédito: Redes Sociais/Reprodução. Cidades. Ex-deputado Roney Nemer se recupera de uma cirurgia na perna no Hospital DFStar. Foto: Redes Sociais/Reprodução
  • Mark Ruffalo como Hulk em Thor: Ragnarok
    Mark Ruffalo como Hulk em Thor: Ragnarok Foto: Reprodução/Marvel
  • O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, discursa durante sessão plenária da 9ª Cúpula das Américas em Los Angeles, Califórnia, 10 de junho de 2022.
    O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, discursa durante sessão plenária da 9ª Cúpula das Américas em Los Angeles, Califórnia, 10 de junho de 2022. Foto: Patrick T. FALLON/AFP
  •  15/03/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF -  CB.Poder entrevista com o José Eduardo Sabo Paes, procurador distrital dos direitos do cidadão do Miniterio Público do DF.
    15/03/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF - CB.Poder entrevista com o José Eduardo Sabo Paes, procurador distrital dos direitos do cidadão do Miniterio Público do DF. Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação