Dia dos Namorados

Casais curtem a data ao ar livre

Os apaixonados fugiram da rotina e aproveitaram o domingo para comemorar o amor

Rafaela Martins
postado em 13/06/2022 00:01
 (crédito: Fotos: Ed Alves/CB)
(crédito: Fotos: Ed Alves/CB)

Casais apaixonados e dispostos a comemorar o Dia dos Namorados saíram em busca de diversão e sossego na tarde de ontem. No Pontão do Lago Sul, além dos restaurantes e da área verde que abriga quem prefere observar a paisagem e apreciar um piquenique ao ar livre, alguns amantes não desperdiçaram um bom passeio de barco em um dos cartões postais da cidade.

Com investimento de R$ 35 por pessoa, o casal Camila Marinho, 24 anos, e Alessandro Cruz, 28 anos, decidiram contemplar o pôr do sol da orla do Lago Paranoá, por aproximadamente uma hora e meia. Recém-chegado ao Distrito Federal — três meses — o casal, que morava no estado do Pará, comemorava pela oitava vez a data, só que agora em um lugar inusitado.

"Mesmo juntos há oito anos, este Dia dos Namorados é especial para nós, porque é o primeiro que estamos casados e morando juntos, e o passeio foi algo inesperado. A nossa intenção foi conhecer o Pontão mesmo e acabamos aqui no barco. Eu estou gostando muito de Brasília e não pretendo sair daqui tão cedo", disse Camila, ao lado do marido. Funcionário das Forças Armadas, Alessandro revelou que a data é uma oportunidade de ficar próximo da esposa, pois nos últimos dois anos ele passou no Rio de Janeiro a trabalho.

"Além da dificuldade que a pandemia da covid-19 trouxe para nossa vida, nós ficamos separados por um tempo e foi difícil. Enquanto ela estava no Pará terminando a graduação em odontologia, eu tive que trabalhar no Rio de Janeiro, e nós ficávamos nessa ponte aérea. Ela sempre ia me visitar nas folgas ou, pelo menos, passar o fim de semana comigo, mas quando fechou tudo, a gente ficou separado mesmo", lembra Alessandro. Felizes, o casal não se desgrudou durante o passeio.

Outra opção que reuniu os casais foi a possibilidade de fazer uma caminhada pela orla do lago. Juntos há cinco anos — completados na data de ontem — Poliany Nunes, 22, e Sávio Fernandes, 24, têm um ritual de comemoração. "Nos presenteamos e viemos dar uma volta para aproveitar o lago e ficarmos juntos. Depois desse passeio, vamos jantar e comer algo que gostamos, porque temos um ritual nessa data. Este ano não investimos tanto em presentes, mas decidimos valorizar mais ainda a presença um do outro", acrescentou Poliany.

Mesmo indecisos com o local que escolheriam para lanchar depois do passeio, os planos de Poliany e Sávio ajudaram a concretizar a expectativa do Sindicato Patronal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar). De acordo com o presidente da instituição, Jael Antônio da Silva, o Dia dos Namorados foi muito bom.

Expectativa

As vendas no comércio do Distrito Federal devem crescer até 18% contra 6% do ano passado, na mesma data, segundo o Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista). Para o presidente Sebastião Abritta, "em 2022 lojistas e consumidores mostram-se mais motivados para a celebração, terceira melhor em termos de vendas", atrás somente do Natal e do Dia das Mães.

A comerciante Cristina Oliveira, 62 anos, revelou que as vendas na floricultura Rosa Morena foram satisfatórias, mas não superaram as expectativas. "Essa volta presencial foi boa, mas elas não superaram o que nós tivemos durante os dois anos da pandemia, pois o que as pessoas tinham para presentear eram aquilo que estava disponível no delivery. As pessoas compraram as flores mais como um complemento, não como presente", ressaltou Cristina.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Cris Oliveira avalia que o movimento na floricultura foi bom
    Cris Oliveira avalia que o movimento na floricultura foi bom Foto: Ed Alves/CB
  • Camila e Alessandro foram conhecer o Pontão e passearam de barco
    Camila e Alessandro foram conhecer o Pontão e passearam de barco Foto: Ed Alves/CB
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação