Polarização nacional pode influenciar eleições no DF

Correio Braziliense
postado em 15/06/2022 00:01
 (crédito: NELSON ALMEIDA/AFP)
(crédito: NELSON ALMEIDA/AFP)

A coordenação da campanha de Lula subestimou a popularidade do ex-presidente na capital do país. A pesquisa Opinião Política, que o Correio publica na edição de hoje, mostra que Lula e Bolsonaro estão empatados na preferência do eleitorado do Distrito Federal, com certa vantagem para o petista que está a frente do adversário. A direção do PT incluiu o DF entre as unidades da federação em que há necessidade de virada, como Acre, Roraima, Rondônia, Santa Catarina. Pelo que indica a pesquisa, o DF será uma área em que Lula poderá ajudar a eleger candidatos que se identificarem com sua bandeira e com discurso antagônico ao de Bolsonaro.

Bolsonaro perdeu eleitores no DF

Da mesma forma, o presidente Jair Bolsonaro poderá influenciar no resultado das eleições de candidatos afinados com o discurso conservador e anti-petista. Mas ele perdeu espaço no DF. No segundo turno, Bolsonaro venceu em todas as zonas eleitorais do DF. No geral, obteve 69,99% dos votos válidos contra o petista Fernando Haddad. Claro que ainda há uma campanha pela frente e muitos embates. Mas a foto do momento indica que a vantagem eleitoral não existe mais.

Equilíbrio na polarização

Numa eleição tão polarizada nacionalmente, surge um problema para os candidatos a cargos majoritários que precisam conquistar votos de eleitores de Bolsonaro e de Lula. O deputado distrital Leandro Grass (PV) vai fazer campanha colado em Lula, torcendo para chegar ao segundo turno com um adversário totalmente identificado com Bolsonaro. Mas outros candidatos vão preferir a neutralidade. Para o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) apoiar uma candidatura neutra, como a da senadora Simone Tebet (MDB-MS) é o paraíso.

Martelo batido

Os presidentes do PT, Jacy Afonso; do PV, Eduardo Brandão; e do PCdoB, João Vicente Goulart, divulgaram uma nota ontem para reforçar a decisão de lançar o deputado distrital Leandro Grass (foto) ao governo do DF nas próximas eleições. Também está definido que a diretora do Sindicato dos Professores (Sinpro) será a candidata ao Senado. Falta definir o vice ou a vice.

Canal aberto

O governador Ibaneis Rocha vai receber a diretoria do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) e do Sindicato dos Delegados da Polícia Civil (Sindepo) na próxima quarta-feira, para tratar da recomposição salarial dos policiais civis do DF. O encontro foi marcado após a realização de um ato em que a categoria solicitou apoio do governador para que faça interlocução com o governo federal para que o pleito destrave no Ministério da Economia. A proposta de Ibaneis de recomposição salarial das forças de segurança do DF foi assinada e enviada à União em março. Até o momento, não houve decisão sobre o encaminhamento e o prazo termina para a autorização do reajuste termina em 30 de junho, por ser ano de eleições.

Agora vai

O deputado distrital Reginaldo Veras (PV) marcou para 23 de junho um evento de lançamento da pré-candidatura a deputado federal. Será o início oficial da pré-campanha, com prestação de contas do mandato em Taguatinga.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  •  S..O PAULO, SP, 01.05.2022: LULA-ATO-1-MAIO-PRA..A-CHARLES-MILLER-SP - Diversos movimentos Sindicais, participam do ato de 1.. de Maio, dia do Trabalho na Pra..a Charles Miller, zona oeste de S..o Paulo, nesta tarde de domingo, 01. O ex-presidente Luiz In..cio Lula da Silva (PT) o vereador Eduardo Suplicy (PT) e o cantor Dexter, tamb..m participaram do evento. (Foto: Allison Sales/FotoRua)
    S..O PAULO, SP, 01.05.2022: LULA-ATO-1-MAIO-PRA..A-CHARLES-MILLER-SP - Diversos movimentos Sindicais, participam do ato de 1.. de Maio, dia do Trabalho na Pra..a Charles Miller, zona oeste de S..o Paulo, nesta tarde de domingo, 01. O ex-presidente Luiz In..cio Lula da Silva (PT) o vereador Eduardo Suplicy (PT) e o cantor Dexter, tamb..m participaram do evento. (Foto: Allison Sales/FotoRua) Foto: ESTADÃO CONTEÚDO
  • Bolsonaro
    Bolsonaro Foto: Alan Santos/PR
  • Demonstrators take part in a rally in support of Brazilian President Jair Bolsonaro and calling for a printed vote model at Esplanade of Ministries in Brasilia, Brazil on August 1, 2021. (Photo by EVARISTO SA / AFP)
    Demonstrators take part in a rally in support of Brazilian President Jair Bolsonaro and calling for a printed vote model at Esplanade of Ministries in Brasilia, Brazil on August 1, 2021. (Photo by EVARISTO SA / AFP) Foto: EVARISTO SA
  •  02/05/2022. Cidades. Cidades. CB Poder recebe Leandro Grass. Na bancada, Ana Maria Campos.
    02/05/2022. Cidades. Cidades. CB Poder recebe Leandro Grass. Na bancada, Ana Maria Campos. Foto: ED ALVES/CB/D.A.Press
  • 03/12/2019 Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Cidades. Sessão plenária na câmara legislativa. Na foto o deputado distrital Reginaldo Veras.
    03/12/2019 Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Cidades. Sessão plenária na câmara legislativa. Na foto o deputado distrital Reginaldo Veras. Foto: Ed Alves/CB/D.A Press

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação