Sonho

Modelo brasiliense com câncer realiza sonho de conhecer o mar

A jovem enfrenta um câncer no ovário e, desde 2020, se dedica ao tratamento. Ela viu o mar pela primeira vez no último final de semana, ao lado da mãe e da irmã

Jéssica Andrade
postado em 15/06/2022 09:07
 (crédito: Wiklan Brandão dos Santos/Abrace)
(crédito: Wiklan Brandão dos Santos/Abrace)

A estudante e modelo de Brasília Samantha Natasha Ferreira, de 18 anos, diagnosticada com um câncer, realizou um sonho. A jovem desembarcou, na noite desta terça-feira (14/6), no Aeroporto JK, após um final de semana em Salvador (BA), onde viu o mar pela primeira vez.

A viagem contou com a companhia da mãe Maria José Ferreira, e da irmã de 13 anos, Katrina Nathasha Conceição. A família ficou quatro dias em um resort no estado baiano, com as despesas pagas pela Bancorbrás, além do apoio da Abrace.

Em entrevista ao Correio, Samantha revelou que a sensação é de de alívio e realização. “É muito bom quando a gente consegue realizar um sonho grande, uma meta enorme. Aquela sensação que a gente fica assim: 'meu Deus'. Era um sonho que a gente pensava que era difícil de alcançar. Então, é um alívio muito grande e eu estou me sentindo muito realizada”, expressa.

Desde 2020, a jovem enfrenta um tumor no ovário. A partir de então, se dedicou ao tratamento. Fez cirurgia de retirada de trompas e do ovário e se dedicou aos protocolos de quimioterapias e radioterapias. O sonho de conhecer o mar ficou latente depois que Samantha passou cinco meses internada para a realização de um procedimento inovador chamado Transplante Autólogo em Tandem (AHCT), quando recebeu as próprias células-tronco.

Confinada no hospital por causa da internação, Samantha passou a sonhar diversas vezes com o mar e o desejo de conhecer a imensidão de águas azuis ficou cada vez mais forte.

Essa foi a primeira realização de Samantha como turista. Na bagagem a jovem traz outros destinos que sonha em conhecer. “Tenho uma vontade muito grande de conhecer dois lugares: um que é a Disney e o outro é a França. Especificamente Paris. Quando era pequena eu ficava imaginando [conhecer] esses dois. Sonhos que são bem grandes, que eu sei, mas quando eu era pequena eu tinha muita vontade de conhecer a Disney e a Torre Eiffel”, revela a paciente.

Segundo a jovem, a viagem ficará registrada para sempre em suas lembranças. "Foi uma experiência incrível. Sabe a sensação de alegria de saber que podia aproveitar o máximo possível e criar várias memórias felizes? É isso, eu trouxe muitas memórias” disse Samantha, ao afirmar que a viagem foi o melhor que aconteceu à família nos últimos tempos e que vai ajudá-la em diversos momentos que ainda virão.

"A gente foi no mar, eu engoli água de sal, minha irmã ficou caindo na água puxando a gente. Foi muito bom. Eu trouxe memórias felizes. Enfim, foi a melhor coisa no melhor momento possível que podia acontecer", conclui.

Programa William

Assistida pela Abrace desde 2020, a jovem passou a integrar o Programa William de cuidados paliativos em maio deste ano, quando a doença não respondia mais aos tratamentos. Mas para além de sua condição, a jovem sonha, e nos inspira, enfrentando os desafios já tão grandes para sua idade.

O Programa William (PW) é uma das ações da Abrace, que atende 40 pacientes que estão fora das possibilidades de cura, oferecendo atendimento de assistentes sociais, alimentos, medicações, transporte e demais suporte. A Abrace assiste atualmente 859 crianças e adolescentes com câncer e hemopatias, contando com apoio da comunidade e parceiros, oferecendo acolhimento multidisciplinar, humanizado, realizando também sonhos e levando qualidade de vida para os pequenos pacientes em tratamento.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação