Entrevista | Régis Guimarães | presidente da Sociedade Vipassana

Meditação para reduzir estresse

O especialista explica, em entrevista ao CB.Poder, como a prática meditativa destinada à saúde mental pode ajudar as pessoas a se aprofundarem na busca da qualidade de vida e reduzirem reações violentas, olhando o semelhante com mais empatia

Ana Luisa Araujo
postado em 16/06/2022 00:01
Mindfulness é um dos principais conceitos para a Sociedade Vispassana, e significa ver as coisas em profundidade -  (crédito:  Ed Alves/CB)
Mindfulness é um dos principais conceitos para a Sociedade Vispassana, e significa ver as coisas em profundidade - (crédito: Ed Alves/CB)

Em entrevista ao CB.Poder (parceria entre o Correio e a TV Brasília), ontem, o presidente da Sociedade Vipassana de Meditação, Régis Guimarães, falou a respeito dos benefícios da meditação em um mundo globalizado e exageradamente digital. A Organização Mundial de Saúde (OMS), segundo ele, constatou um aumento de depressão e ansiedade de 25% no mundo inteiro, com a pandemia. Essa, no entanto, era uma tendência, visto que a quantidade de informações que todos são expostos no dia a dia é muito grande. "Você começa a avaliar várias questões sem se aprofundar em nenhuma delas, sem refletir", pondera Régis Guimarães ao jornalista Carlos Alexandre. Uma solução para isso seria a prática de meditação.

Inicialmente, Régis Guimarães começou a ensinar meditação para parentes e amigos que moravam próximo a ele, em sua própria casa. Mas esses amigos foram se multiplicando, e, a partir disso, viu que era necessário um espaço maior. Foi aí que outros professores passaram a se formar e integrar o time da Sociedade Vipassana, e eles se mudaram para a área de um clube. O primeiro programa oferecido, em meados de 2010, ainda está ativo, e ensina a prática para iniciantes, ou seja, para quem nunca meditou. Os ensinamentos são passados em três dias: sexta-feira à noite, sábado e domingo pela manhã. Nessa modalidade, 16 mil pessoas já participaram.

Régis comenta na entrevista que começou a buscar alívio na meditação em razão do estresse que ele mesmo sofria. Hoje, o especialista explica o quanto a prática pode ajudar a sociedade a fazer com que os indivíduos consigam olhar uns para os outros com mais empatia. Segundo Régis, um dos conceitos mais trabalhados na meditação é o de mindfulness, que significa ter plena atenção e ver as coisas em profundidade. Para o especialista, compreender-se é toda a essência dessa categoria de meditação. "Durante nossa vida, recebemos uma série de condicionamentos que a gente não percebe, seja dos pais, dos parentes, da escola. Nós somos absolutamente reativos por esses mecanismos que estão no nosso subconsciente", esclarece Régis.

O presidente da Vipassana explica que isso prejudica o dia a dia, uma vez que as decisões tomadas pelos seres humanos nem sempre são pensadas, mas movidas por um impulso. Régis afirma que isso gera conflitos, porque, ao assumir o condicionamento, o indivíduo precisa defender o "eu", e todos aqueles que pensam diferentemente das ideias e valores do "eu" viram quase inimigos. 

Sobre as polarizações, que ocorrem massivamente na política, por exemplo, ele explica que uma ideia tende a se fortalecer quanto mais um indivíduo a alimenta no seu cérebro. A própria raiva é um exemplo disso. Caso uma pessoa seja muito reativa, até agressiva, esse comportamento tende a se repetir, uma vez que já é algo conhecido pelo cérebro.

De acordo com ele, isso explica porque há tantas discussões e brigas por motivos até fúteis. A meditação, de acordo com o especialista, atua diretamente no fortalecimento do córtex pré-frontal. A prática meditativa administra essa reatividade da amígdala, de modo a acalmá-la. "O cérebro é condicionado pelos registros internos que você tem. Então, o nosso processo reativo, que é comandado pela amígdala, é influenciado e impulsionado pelos nossos condicionamentos, pelo que você tem guardado na memória. Com a prática, a amígdala fica menor, menos reativa, porque você fortalece esse córtex", explica.

Formação

Régis informa que a Sociedade Vipassana tem dois programas importantes, um é o de redução de estresse, chamado MBSR, sigla em inglês para Programa de Redução de Estresse Baseado em Mindfulness. Segundo ele, cinco professores foram aos Estados Unidos para se formar nessa especialidade. Lá, eles fizeram vários cursos, e mais de duas mil pessoas participaram desse programa.

O MBSR terá uma palestra em 15 de julho, que é inicial gratuita, na qual é explicado o que é o programa para o candidato poder decidir se quer participar ou não. Nessa modalidade, são oito semanas. O outro programa ensina as pessoas a meditar. Este, que é voltado para iniciantes que não têm prática alguma em meditação, ocorre todo mês, sendo o próximo semana que vem.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação