Arruda pensa em concorrer à Câmara dos Deputados

Correio Braziliense
postado em 16/06/2022 00:01
 (crédito:  Alan Santos/PR)
(crédito: Alan Santos/PR)

Em 2002, José Roberto Arruda, então no PFL, teve 324.248 votos, e se elegeu deputado federal com uma votação recorde. Representava 26% dos votos válidos. Hoje significaria mais de 400 mil votos. Era a volta por cima depois da renúncia ao mandato de senador um ano antes. Arruda voltou ao Congresso e ainda ajudou a eleger três candidatos de sua coligação, José Tatico, que teve 29,9 mil votos, Pastor Jorge Pinheiro, com 41,2 mil votos, e Alberto Fraga, com 27,9 mil votos. Hoje o cenário pode se repetir. O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, tem tentado convencer Arruda a optar por esse caminho, caso consiga registrar judicialmente uma candidatura nessas eleições. Enquanto os advogados de Arruda preparam dois recursos com essa finalidade, o ex-governador pensa na parte política. Ser candidato ao Palácio do Buriti agora seria uma guerra política contra o governador Ibaneis Rocha (MDB) que vai disputar a reeleição com partidos aliados de Arruda e ainda tiraria de Flávia Arruda (PL-DF) uma promissora candidatura ao Senado. Em conversas reservadas, Arruda tem dito: "Eu prefiro um mau acordo do que uma boa demanda". E completa: "Mas não me irritem".

Valorizando a marca

Arruda não quer atrapalhar os planos de Flávia Arruda. Ele a transformou numa política de sucesso, mas ela soube valorizar a marca. Como ministra do governo Bolsonaro no Palácio do Planalto e presidente da Comissão Mista de Orçamento, Flávia manteve o sobrenome do casal em alta.

Quem é quem?

Coordenador da campanha de Lula no DF, o ex-deputado Geraldo Magela convocou os presidentes de partidos que apoiam o petista e disse que não haverá distinção entre os candidatos que o apoiam. Os presidentes do PT, Jacy Afonso; e do PV, Eduardo Brandão, protestaram. Na última segunda-feira, a executiva regional do PT enquadrou Magela: o candidato de Lula e da Federação PT-PV-PCdoB ao governo é Leandro Grass (PV) e a candidata ao Senado é Rosilene Corrêa. Os outros — Rafael Parente (PSB) e Keka Bagno (PSol) apoiam Lula, mas não são candidatos dele.

Derrota para Bolsonaro

A deputada Érika Kokay (PT-DF) comemorou, nas redes sociais, o resultado da pesquisa Opinião Política, divulgada ontem pelo Correio: "Vamos derrotar Bolsonaro e Ibaneis, eleger Leandro Grass governador e uma bancada federal forte do campo de esquerda para ajudar Lula a governar o Brasil". Segundo a pesquisa, o eleitorado do DF está dividido. Lula tem 37,3% das intenções de votos e o presidente Jair Bolsonaro, 34,6%. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Votos válidos

O deputado distrital Chico Vigilante (PT) também comentou o empate técnico entre Bolsonaro e Lula no DF: "Tá caindo a ficha. Eu prefiro empate técnico quando nós estamos na frente. 37,3% são 43% dos que responderam, excluídos votos nulos, brancos e indecisos".

Capital referência

O pré-candidato da federação PT-PV-PCdoB, deputado distrital Leandro Grass (PV), também avaliou o resultado da pesquisa Opinião Política como positiva. Na última eleição, Jair Bolsonaro derrotou Fernando Haddad no segundo turno com 69,99% dos votos válidos. Agora ele pode ser um dos principais beneficiados com o crescimento de Lula em Brasília. "Faremos Lula vencer no DF e em todo o Brasil. Nossa capital voltará a ser referência para o país. Combateremos a fome e a miséria que tanto maltrata nossa gente. Com nossa forte bancada na Câmara, na Câmara Legislativa e nossa senadora, faremos um pacto pela dignidade do nosso povo", afirmou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • 25/11/2017. Credito: Ed Alves/CB/D.A. Press. Brasil. Brasilia - DF. Jose Roberto Arruda, no velorio antes do enterro de Evaristo de Oliveira, pioneiro e diretor-gerente do Jornal Correio Braziliense no Cemiterio Campo da Esperança da Asa Sul.
    25/11/2017. Credito: Ed Alves/CB/D.A. Press. Brasil. Brasilia - DF. Jose Roberto Arruda, no velorio antes do enterro de Evaristo de Oliveira, pioneiro e diretor-gerente do Jornal Correio Braziliense no Cemiterio Campo da Esperança da Asa Sul. Foto: Ed Alves/CB/D.A Press
  •  25/03/2022 Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil.  Brasilia - DF. Entrevista com a Ministra da Casa Civil Flávia Arruda.
    25/03/2022 Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Entrevista com a Ministra da Casa Civil Flávia Arruda. Foto: Minervino Júnior/CB
  • 12/07/2017. Crédito: Luis Nova/Esp. CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Deputada Erika Kokay, durante Convocação da CUT no CONIC.
    12/07/2017. Crédito: Luis Nova/Esp. CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Deputada Erika Kokay, durante Convocação da CUT no CONIC. Foto: Luis Nova/Esp. CB/D.A Press
  •  28/12/2021 Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil.  Brasilia - DF. CB Poder com o deputado distrital Chico Vigilante, na bancada Carlos Alexandre.
    28/12/2021 Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. CB Poder com o deputado distrital Chico Vigilante, na bancada Carlos Alexandre. Foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press
  • A deputada federal Joenia Wapichana (Rede-RR).
    A deputada federal Joenia Wapichana (Rede-RR). Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados
  •  02/05/2022. Cidades. Cidades. CB Poder recebe Leandro Grass. Na bancada, Ana Maria Campos.
    02/05/2022. Cidades. Cidades. CB Poder recebe Leandro Grass. Na bancada, Ana Maria Campos. Foto: ED ALVES/CB/D.A.Press
  •  28/03/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF -  CB.Poder entrevista  o pré-candidato ao Governo do Distrito Federal  Rafael Parente (PSB).
    28/03/2022 Crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF - CB.Poder entrevista o pré-candidato ao Governo do Distrito Federal Rafael Parente (PSB). Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
  • UNIÕES PT-PV-PCdoB E PSol-Rede Sustentabilidade JÁ TÊM POSTULANTES AO GDF DEFINIDOS
    UNIÕES PT-PV-PCdoB E PSol-Rede Sustentabilidade JÁ TÊM POSTULANTES AO GDF DEFINIDOS Foto: Antonio Cunha/CB/D.A Press

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação