Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA)

Turismo em recuperação

Correio Braziliense
postado em 18/06/2022 00:01
 (crédito: Telmo Ximenes/Divulgação)
(crédito: Telmo Ximenes/Divulgação)

De março de 2020 até abril de 2022, as atividades turísticas brasileiras registraram um prejuízo de R$ 515 bilhões devido à pandemia ocasionada pela covid-19. Os dados, divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), destacam o período de grande déficit para o segmento, que acumulou cancelamentos de viagens; diminuição na circulação de turistas; e perda progressiva de estabelecimentos que fecharam as portas de forma definitiva.

José Roberto Tadros, presidente da CNC, indicou que os seis primeiros meses da crise sanitária mundial trouxeram a queda abrupta das atividades do setor, o que desencadeou na eliminação de 526,5 mil empregos formais, sendo o equivalente a 15% da força de trabalho. "A reação do turismo tem se traduzido na regeneração do mercado de trabalho formal nessas atividades. Desde maio do ano passado, os saldos mensais entre admissões e desligamentos se mostraram positivos", observa Tadros.

Em fevereiro deste ano, 5,5 milhões de viajantes realizaram voos nacionais. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), houve uma alta de 28% em comparação ao mesmo período de 2021. Alexandre Sampaio, diretor responsável pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da CNC e presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), avalia de forma positiva a aceleração do turismo.

"Há dois anos, o setor turístico do país tem buscado sair da depressão causada pela pandemia da covid-19. Portanto, essa movimentação, especialmente no período de férias, gera impacto positivo e aponta para o resgate gradual do turismo a níveis regionais, nacionais e internacionais", informa. Para o presidente da entidade, a retomada do turismo possui quase os mesmos parâmetros do período pré-pandêmico.

É comum que as temporadas de feriados acelerem ainda mais a recuperação do turismo brasileiro. Para o Corpus Christi, comemorado na última quinta-feira, havia a previsão de que mais de duas milhões de pessoas viajassem no período. Entre os aeroportos mais movimentados, Guarulhos (SP) se destacou com a expectativa de que 519 mil pessoas passassem pelo terminal nos dias do feriado. Em Brasília, era estimado 165 mil passageiros trafegando pelo local.

O número é maior do que o registrado nos dois últimos feriados de abril, quando 1,3 milhão e 1,8 milhão de pessoas transitaram pelo Brasil nas folgas da Semana Santa e de Tiradentes, respectivamente.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação