São João

Quadrilhas do grupo especial voltam a competir neste final de semana no DF

Acompanhe a cobertura ao vivo nas redes sociais do Correio e no canal do Youtube da Linqdfe

Samuel Calado
postado em 17/06/2022 21:24 / atualizado em 17/06/2022 23:06
 (crédito: Samuel Calado/CB)
(crédito: Samuel Calado/CB)

A segunda etapa com o grupo especial do Circuito de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno promete levar muito forró e “estalinhos” ao arraial montado na Praça do Trabalhador, em Ceilândia. Ao todo, 14 juninas disputam neste final de semana, 18 e 19 de junho. Além das apresentações, haverá de bandas de forró e feirinha com comidas típicas de São João. O evento é gratuito e terá início às 18h. 

Na primeira etapa realizada nos dias 4 e 5 de junho no Paranoá, as quadrilhas “Si Bobiá a Gente Pimba”, “Formiga da Roça” e “Paixão Cangaço” largaram na frente e conquistaram o primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente. Mas nada está definido e muitas águas vão rolar até a última etapa. A cada edição a disputa vai ficando mais acirrada. Os grupos que estão no pódio se esforçam para permanecer em vantagem e os que ocupam a “lanterna” lutam para não caírem no rebaixamento. 

Confira a classificação da primeira etapa:

1. 179,5 - SI BOBIÁ A GENTE PIMBA
2. 179,4 - FORMIGA DA ROÇA
3. 178,5 - PAIXÃO CANGAÇO
4. 178,4 - ARROCHA O NÓ
5. 177,2 - RIBULIÇO
6. 177,2 - SABUGO DE MILHO
7. 177,1 - RASGA O FOLE
8. 176,3 - ARRAIÁ DOS MATUTOS
9. 176,0 - XIQUE XIQUE
10. 175,8 - XÉM NHEM NHÉM
11. 173,9 - SANFONA LASCADA
12. 173,8 - AMOR JUNINO
13. 172,9 - PULA FOGUEIRA
14. 172,2 - XAMEGAR

Resumo da primeira etapa

 

Neste sábado (18/6), se apresentam as quadrilhas Amor Junino, Sabugo de Milho, Paixão Cangaço, Xém Nhem Nhém, Arraiá dos Matutos, Arroxa o Nó e Xamegar. Já no domingo (19/6) é a vez dos grupos Pula Fogueira, Formiga da Roça, Xique Xique, Ribuliço, Rasga o Fole, Si Bobiá a Gente Pimba e Sanfona Lascada entrarem em cena. A Liga de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno (Linqdfe) recomenda que as pessoas cheguem cedo para garantir o lugar na arquibancada. As pessoas também podem acompanhar as apresentações ao vivo no Youtube nos canais da Liga e da TV Formiga.

  • Quadrilha Xém Nhem Nhém Samuel Calado/CB
  • "Rasga o Fole" (Valparaíso de Goiás) Samuel Calado/CB
  • Quadrilha "Amor Junino" (Águas Lindas de Goiás) Samuel Calado/CB
  • "Arraiá dos Matutos" Samuel Calado/CB
  • "Sanfona Lascada" (Ceilândia) Samuel Calado/CB
  • Quadrilha Ribuliço (Ceilândia) Benjamin Figueredo/CB
  • Arrocha o Nó (Paranoá) Benjamin Figueredo/CB
  • Quadrilha Sabugo de Milho Benjamin Figueredo/CB
  • Quadrilha Pula Fogueira (Itapoã) Benjamin Figueredo/CB
  • Quadrilha Sabugo de Milho Benjamin Figueredo/CB
  • Quadrilha Xique-Xique (Planaltina de Goiás) Benjamin Figueredo/CB
  • Quadrilha Xamegar (Paranoá) Benjamin Figueredo/CB
  • Quadrilha "Paixão Cangaço" Benjamin Figueredo/CB
  • Junina "Formiga da Roça" (São Sebastião) Samuel Calado/CB
  • Junina "Si Bobiá a Gente Pimba" (Samambaia Sul) Samuel Calado/CB

Entenda a disputa

O circuito é composto por quatro etapas itinerantes. A cada apresentação, os jurados avaliam as seguintes categorias: coreografia/harmonia, marcação, animação, figurino, casal de noivos e trilha sonora/repertório musical. Nesse formato, os grupos precisam se empenhar ao máximo para alcançar boas avaliações uma vez que, um erro pode jogar uma quadrilha do pódio para o último lugar e colocá-la na temida zona de rebaixamento.

Enquanto isso, as quadrilhas do grupo de acesso também disputam em semanas diferentes para subir ao patamar das especiais. A vencedora da disputa no grupo especial além de se consagrar campeã do Distrito Federal, terá a honra de representar o Estado na competição nacional, que este ano será realizada em Belo Horizonte (MG). Já as duas últimas colocadas descem para o “Grupo de Acesso”. Enquanto isso, a campeã e a vice-campeã do acesso sobem para disputar no “Especial” no ano seguinte.

Veja as apresentações da primeira etapa

Sábado (04/6)

 

Domingo (04/6)

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação