MPDFT quer plano para conter varíola do macaco no DF

Correio Braziliense
postado em 18/06/2022 00:01

Ainda não há casos confirmados de varíola do macaco no DF. Mas o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) quer um plano com medidas a serem adotadas quando a doença chegar à capital do país. A 4ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus) requisitou à Secretaria de Estado de Saúde cópia do plano de contingência para manejo dos casos suspeitos, prováveis e confirmados de infecção pelo vírus Monkeypox, que provoca a doença. O Governo do Distrito Federal tem 10 dias para enviar as informações. No Brasil, já há sete casos confirmados, sendo quatro em São Paulo, dois no Rio Grande do Sul e um no Rio de Janeiro. Nove casos suspeitos são investigados.

Em alta

Vídeo da entrevista do pré-candidato ao GDF Rafael Parente (PSB) com a líder indígena do povo Witoto, Vanda Ortega Witoto, viralizou nas redes sociais mais uma vez, pelo drama mundial após a descoberta das mortes de Bruno Pereira e Dom Phillips no Vale do Javari. Na conversa, eles falam sobre questões urgentes relacionadas à causa dos povos originários. "O mundo olha para a Amazônia por satélite. Com olhar de satélite, por cima. Só conseguem enxergar o verde e a beleza dos rios. Mas, ninguém cuida das pessoas que estão aqui embaixo, que querem proteger os rios e as árvores. Nós precisamos inverter esses olhares porque são essas pessoas que mantêm a floresta em pé e que protegem o rio", disse Vanda Witoto, pré-candidata do PSB a deputada federal no Amazonas.

Velocidade

Apaixonado por carrões, o deputado Luis Miranda (Republicanos-DF) apresentou projeto de lei que permite o rebaixamento de veículos, ou outro tipo de costumização para o gosto do motorista, desde que sejam usados equipamentos e peças seguros. Carros rebaixados correm mais. Miranda adora velocidade. A proposta passou pela Comissão de Viação e Transportes e está agora na CCJ. "Carros esportivos, motocicletas, jipes, entre outros, despertam entusiasmo, bem-estar e satisfação de proprietários, motoristas e até de observadores e apreciadores", afirma Miranda na justificativa do projeto. Segundo ele, não cabe a interferência do Estado na definição do modelo do carro e permitir alterações abrirá possibilidade de criação de novas peças e designs.

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