Acidente de trabalho

Pedra atravessa teto de carro e mata trabalhador na Fercal

O homem de 35 anos era auxiliar de mineração e estava no veículo como passageiro, quando o objeto atravessou o teto e atingiu sua cabeça

Ana Maria Pol
postado em 18/06/2022 09:27
 (crédito:  Ana Maria da Silva)
(crédito: Ana Maria da Silva)

Um homem de 35 anos morreu, na noite desta sexta-feira (18/6), após ser atingido por uma pedra, dentro de um carro. Vítima de acidente de trabalho na fábrica de cimento da Fercal, em Sobradinho II, o homem estava no veículo como passageiro, quando o objeto atravessou o teto.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), a ocorrência foi atendida por volta das 19h. Ao chegar no local, a equipe encontrou o homem, identificado como E.R.S., um auxiliar de mineração, com traumatismo cranioencefálico grave e sem sinais vitais. A Polícia Civil foi acionada para realizar a perícia.

Segundo informações de funcionários que estavam no local no momento do acidente, o carro foi atingido por uma pedra, proveniente de uma detonação na pedreira, que atravessou o teto e atingiu a vítima. O condutor do veículo não sofreu nenhuma lesão.

Acidentes de trabalho

Em 2021, o Distrito Federal registrou o segundo maior número de mortes por acidentes de trabalho em 20 anos. No ano passado, foram 44 óbitos, resultado inferior somente ao de 2008, período em que 47 trabalhadores perderam a vida em função de incidentes laborais. Na comparação com 2020, quando 27 brasilienses morreram em casos do tipo, houve crescimento de 63%. O total de ocorrências do gênero no DF em 2021 foi de 6.375, o sétimo menor valor para a série histórica, iniciada em 2002, apesar do alto número de vítimas. Em 2020, foram 5.039 incidentes.

A fiscalização de todas as atividades relacionadas à segurança e saúde laboral no território brasileiro é de competência do Ministério do Trabalho e Previdência, ligado ao governo federal. A supervisão é feita por meio das superintendências regionais do trabalho e dos auditores-fiscais do trabalho. No DF, os setores econômicos com mais notificações de acidentes de trabalho são as atividades de atendimento hospitalar (13%), serviços de correio (6%) e construção de edifícios (5%). Fratura (17%), corte (16%) e contusão(14%) são as lesões mais frequentes. As partes do corpo mais atingidas são os dedos (19%), os pés (9%), as mãos (6%), os joelhos (6%) e os tornozelos (6%).

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação