Meio Ambiente

Vídeo: cobra cascavel é resgatada em condomínio de Sobradinho

Os policiais militares foram acionados pela moradora, que viu a serpente no quintal de sua residência. A serpente foi resgatada e reintroduzida na natureza, em segurança

Ana Maria Pol
postado em 18/06/2022 11:39
 (crédito: Divulgação/PMDF)
(crédito: Divulgação/PMDF)

O Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) resgatou, neste sábado (18/6), uma cobra que estava no jardim de uma casa, em um condomínio de Sobradinho. Por volta das 8h, militares foram acionados para fazer a captura.

De acordo com a corporação, a cobra que está na casa é uma Cascavel. Os policiais militares foram acionados pela moradora, que viu a serpente no quintal de sua residência. A serpente foi resgatada e reintroduzida na natureza, em segurança.

O BPMA orienta que, ao encontrar um animal silvestre, o ideal é acionar a corporação. Quando resgatados, se estiverem em bom estado, os bichos são soltos na área de preservação mais próxima. Caso estejam feridos, são encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama.

Como agir
Saiba o que fazer caso encontre uma serpente
- Não mate o animal.
- Não se aproxime nem tente capturar o animal por conta própria.
- Ligue para o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (99351-5736 ou 190).

Caso seja picado
- Não tente sugar o veneno nem faça torniquetes.
- Não passe nada no lugar da ferida.
- Lave o local com água e sabão.
- Tire uma foto da cobra (isso ajudará o médico a identificar rapidamente se a espécie é peçonhenta).
- Vá imediatamente a uma unidade de saúde.
- Entre em contato com o Centro de Informações e Assistência Toxicológicas para orientações sobre o que fazer e para onde ir (0800 6446-774).

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação