Obituário

O legado de luta da mestre Adalgisa Maria Vieira

Correio Braziliense
postado em 21/06/2022 00:01
 (crédito: MarianaCosta/UnB)
(crédito: MarianaCosta/UnB)

Uma das mais queridas docentes da Universidade de Brasília (UnB), Adalgisa Maria Vieira do Rosário faleceu, aos 86 anos, na madrugada de segunda-feira, em Brasília. Responsável pela formação de várias gerações, atuou também na criação do Sindicato dos Docentes da UnB (ADUnB), fundado em 1978. Natural de Contendas do Sincorá (BA), passou boa parte da vida em Três Marias (MG), até se transferir para Brasília, no final da década de 1960.

Mulher de posições firmes, em 1965 teve que fugir do Brasil por ter fundado um centro acadêmico na Universidade Católica de Belo Horizonte (PUC-Minas). No retorno, em 1970, encontrou um lugar na Faculdade de História da UnB. Lá, incentivou a criação de centros acadêmicos e cursos de pós-graduação em diversas áreas, além de participar da criação do Programa Infanto-Juvenil (PIJ).

A reitora da UnB, Márcia Abrahão, declarou que o legado da professora Adalgisa viverá para sempre. "Ela foi uma grande defensora das causas sociais que teve uma trajetória importantíssima para a História e para a história da Universidade", disse.

Adalgisa sofria da doença de Alzheimer e passava a maior parte do tempo em casa, amparada pela família. O corpo da saudosa docente será velado e sepultado hoje, às 13 horas, no Cemitério Municipal de Três Marias (MG). Adalgisa deixa a filha Raquel Maria Vieira do Rosário, de 36 anos, e o neto Gabriel, 10 anos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação