Dependência do setor público é ponto crítico para o DF

Correio Braziliense
postado em 21/06/2022 00:01

O Panorama do Desenvolvimento do DF, realizado pelo Codese e
Consultoria Macroplan, com apoio do Sebrae, indica os pontos mais
positivos e negativos da capital federal (veja abaixo). A grande dependência da economia local à administração pública é considerada como situação crítica.
O documento, que ficou pronto em maio, faz um raio-x por setores.

Composição do PIB no DF

R$ 273,6 bi /ano Setor público: 44% Serviços: 51,6% R$ 90.743 / per capita

Positivos

» Baixa mortalidade infantil

» Elevado nível de renda

» Maior escolaridade dos adultos
entre as UFs

» Entre os 5 melhores IDEB2 do país

» Alta taxa de mestres e doutores por 100 mil habitantes

» Baixa pobreza para os padrões nacionais

» Qualidade das rodovias
(e acesso à internet)

Negativos

» Uma das maiores desigualdades de renda do país

» Elevada taxa de desemprego

» Grande dependência do setor público

» Baixo acesso à educação infantil

» Elevada taxa de crimes contra o patrimônio

» Disparidades entre as RAs

» Elevado índice de inadequação de moradias

Reforma Tributária na berlinda em evento nacional de empresários

A Reforma Tributária estará na pauta do evento que será promovido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), amanhã, em Brasília, com lideranças políticas. A entidade tem uma série de ressalvas à PEC 110, que está para ser votada no Senado. Recentemente, em painel para empresários do setor atacadista, o economista Ricardo Amorim fez uma avaliação da atual proposta de reforma que converge com a posição da
CNC. "Ela reduz imposto na indústria e aumenta brutalmente o imposto do setor de
serviços. Particularmente,
a parte do setor que trabalha com o lucro presumido.
Pois cria uma alíquota muito mais alta que de um novo imposto. Então, você atinge os que mais apanharam na pandemia: companhia aérea, hotel, setor de evento e por aí. Basicamente se aumenta a carga tributária substancialmente deles", apontou.

Lideranças políticas

Há poucas chances agora, diante do calendário eleitoral, de a PEC avançar. Está parada na CCJ do Senado. Mas a CNC já quer apresentar sua posição sobre a proposta aos próximos possíveis dirigentes do país: ao presidente Jair Bolsonaro (PL) e aos pré-candidatos à Presidência, Lula (PT) e Simone Tebet (MDB-MS), nomes confirmados para o evento de amanhã.

Ampliar o diálogo

"O Sistema CNC-Sesc-Senac entende que o momento é oportuno para ampliar o diálogo sobre pontos fundamentais para a modernização do arcabouço regulatório do Brasil. Não se trata apenas do posicionamento de uma entidade de defesa da livre-iniciativa, mas de propostas objetivas daqueles que acreditam em um país de liberdades individuais e coletivas, de democracia e igualdade social", destaca o presidente da CNC, José Roberto Tadros.

Posse da nova
diretoria da Fecomércio

Será hoje à noite, no Dunia Hall, a solenidade de posse da nova diretoria da Fecomercio-DF. O empresário José Aparecido Freire ficará por mais 4 anos à frente da entidade, que reúne 27 sindicatos empresariais. Sebastião Abritta, do Sindivarejista, assume como 1º vice-presidente. Álvaro Silveira Jr (SindiAtacadista) será o 2º vice e Ovídio Maia (Secovi), o 3º. O governador Ibaneis Rocha confirmou presença no evento.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação