Clima

Seca chegou e, com ela, riscos à saúde

Previsão para os próximos dias é de noites frias e céu ensolarado de dia

Paulo Martins*
postado em 22/06/2022 00:01
Nos próximos dias, temperaturas mínimas irão de 10°C a 14°C e as máximas de 26°C a 29°C -  (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
Nos próximos dias, temperaturas mínimas irão de 10°C a 14°C e as máximas de 26°C a 29°C - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

O inverno chegou oficialmente às 6h14 de ontem. A seca e a umidade baixas, típicas desse período, podem trazer riscos à saúde e ao meio ambiente, o que reforça a necessidade de cuidados durante a estação, que vai até 22 de setembro, às 22h04, quando chega a primavera.

Na média, a seca não costuma aparecer tão cedo no Distrito Federal como ocorreu neste ano  — chegou entre março e abril. "Aqui a secura começa em maio e vai até o final de setembro. O que se espera para o inverno é um período de pouca chuva, meses de média mais baixa de umidade, costumando estar abaixo dos 30%, noites frias e dias claros", aponta o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Olívio Bahia.

Uma preocupação é relacionada à saúde, sobretudo com a respiração. "Chove muito pouco e essa condição, aliada à umidade baixa, faz com que a vegetação e o solo sequem e o ar fique sujo", destaca. A seca e o vento também são uma mistura perigosa em casos de incêndios florestais. "O fato diferente é que aqui (no Brasil) 99% dos casos de incêndios florestais, infelizmente, são de ação humana", destaca Olívio.

A previsão para os próximos dias, segundo ele, é de céu ensolarado, com poucas nuvens, temperaturas mínimas de 10°C a 14°C, máximas entre 26°C e 29°C.

*Estagiário sob a supervisão de Malcia Afonso

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação