Justiça

68 anos de cadeia

Júri popular condenou Adenilson Santos Costa. Em abril, ele atacou a ex-companheira e as participantes de uma confraternização, causando duas mortes

Eduardo Fernandes*
postado em 23/06/2022 00:01
 (crédito: Arquivo pessoal)
(crédito: Arquivo pessoal)

O Tribunal do Júri de Samambaia condenou, ontem, Adenilson Santos Costa a 68 anos e três meses de prisão. Ele responde por tentativa de feminicídio qualificado, três tentativas de homicídio e dois homicídios, cometidos em 5 de fevereiro, quando invadiu a casa onde estava a ex-companheira e cometeu os crimes. As vítimas assassinadas — Izadora de Souza do Nascimento, 8, e Eunice Maria de Souza Paraguai, 54 — foram mortas a facadas. O réu não poderá recorrer em liberdade.

Adenilson aguardou preso pelo julgamento. Na acusação, a Promotoria de Justiça apontou elementos que qualificaram as ações: no caso da tentativa de feminicídio, motivo torpe — sentimento de posse sobre a ex-companheira, Eudicilene de Sousa Barros; e, em relação às tentativas de homicídio, a intenção de cometer outros crimes. A tese foi acolhida pela maioria dos integrantes do júri popular.

Dinâmica do caso

Os crimes aconteceram na QR 409 de Samambaia Norte. Adenilson chegou à casa onde Eudicilene participava de uma confraternização. Os dois teriam se relacionado por dois anos. No local, por volta das 22h40, o acusado teve uma discussão com a ex-companheira. Em seguida, deixou o local para buscar uma faca. Ao voltar, deu início a uma série de ataques com a arma branca.

A primeira vítima foi Eudicilene. Na tentativa de impedir o crime, outras pessoas que estavam no local acabaram atingidas pelo agressor. Entre elas, a menina Izadora e Eunice, avó da criança. Adenilson tentou, ainda, atacar uma mãe que estava com o filho de 1 ano no colo, bem como outras duas pessoas. Nenhuma das quatro se feriu com gravidade. Contudo, Izadora e Eunice não resistiram. À época, o acusado foi preso em flagrante e teve a preventiva decretada na audiência de custódia.

*Estagiário sob supervisão
de Juliana Oliveira

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação