Três perguntas para...

Correio Braziliense
postado em 23/06/2022 00:01

Maria Fátima de Sousa,professora da Faculdade de Ciências da Saúde da UnB

Qual é a real situação da
saúde pública do DF?

Um caos que se agravou com a pandemia. Falta decisão política e coragem de assumir qual modelo de atenção e gestão o DF vai implantar, para podermos afirmar que temos um SUS que cuida das pessoas, conforme prevê a CF/88 em seu artigo 196.

Por que médicos não aceitam
os cargos nos hospitais
públicos da capital?

Porque o governo não assegura condições e segurança no trabalho. Essa questão diz respeito a pergunta anterior. Se não tem claro como será a organização do SUS em todas as 33 cidades, como gerir os serviços de saúde?

O que pode ser feito para mudar esse cenário caótico?

Assumir o SUS como uma política pública, não privatizá-la; Organizar o sistema em Rede integrada, provendo-a de equipamentos e insumos estratégicos; respeitar e valorizar os trabalhadores; fortalecer o controle social; e escolher gestores que tenham, verdadeiramente, compromisso em implantar o SUS.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação