Reguffe fará anúncio sobre candidatura hoje

Correio Braziliense
postado em 24/06/2022 00:01
 (crédito: Barbara Cabral/Esp. CB/D.A Press)
(crédito: Barbara Cabral/Esp. CB/D.A Press)

Hoje é o dia de definição sobre o destino do senador José Antônio Reguffe (União-DF) nas eleições. Ele mantém a decisão em sigilo e até desconversa quando é questionado por políticos e estrategistas de campanha. Mas, como a coluna mostrou no último domingo, Reguffe vai anunciar pré-candidatura ao Palácio do Buriti. Ontem, ele divulgou nas redes sociais que fará um anúncio nesta sexta-feira, às 15h. O pronunciamento será transmitido pelo Instagram, YouTube e Facebook.

Caminho natural

A candidatura ao Palácio do Buriti é o que esperam aliados e eleitores do senador José Antônio Reguffe (UB-DF). É o caminho natural para quem foi campeão de votos nas duas últimas eleições que disputou. Em 2010, Reguffe teve 266.465 votos, o equivalente a 18,95% dos votos válidos. Foi proporcionalmente o deputado mais votado do país naquele pleito. Em 2018, teve mais votos que o governador eleito, Rodrigo Rollemberg (PSB). Foram 826.576 votos.

STJ não conhece recurso de Arruda

O ministro Gurgel de Faria, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), não conheceu o recurso interposto pelos advogados do ex-governador José Roberto Arruda (PL). No recurso denominado Pedido de Tutela Provisória (TL), a defesa alega que os processos de improbidade administrativa estão prescritos, de acordo com o que estabelece a nova Lei de Improbidade Administrativa, que entrou em vigor no ano passado. Para Gurgel de Faria, o STJ não é a instância para analisar o pedido neste momento. Os advogados preparam novo recurso.

MPDFT elege lista sêxtupla para o TJDFT

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) elegeu ontem a lista sêxtupla para a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). A ordem foi a seguinte: o procurador André Vinícius de Almeida, com 273 votos; o promotor Libânio Alves Rodrigues, com 175 votos; a procuradora Eunice Amorim Carvalhido, com 167 votos; o procurador Mauricio Miranda, com 157 votos; o procurador José Firmo Reis Soub, com 141 votos; e a promotora Marilda Fontineli, com 85 votos. O promotor Flávio Augusto Milhomen teve 37 votos e ficou fora da lista. Agora, o pleno do TJDFT vai escolher três entre os seis nomes. Em seguida, o presidente Jair Bolsonaro nomeará o preferido ou a preferida para a vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Humberto Adjuto Ulhôa.

Lula vem a Brasília em julho

O ex-presidente Lula vem a Brasília em 12 de julho, para uma agenda de pré-campanha ao lado de Leandro Grass (PV) e de Rosilene Corrêa (PT). O evento está em gestação, mas certamente será um ato importante para firmar a imagem de Grass como o representante de Lula no DF.

TJDFT suspende investigações da Operação Pomona

O desembargador Sebastião Coelho, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), paralisou as investigações da Operação Pomona, relacionada a possíveis irregularidades no contrato de locação de um galpão no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) para o Iges-DF. Relator de um habeas corpus impetrado pelos investigados, Coelho considerou que há possibilidade de todos os atos serem considerados nulos por envolverem recursos da Saúde, que recebe transferências da União. Assim, a competência para apreciar diligências seria da Justiça Federal. O mérito ainda será analisado. Esse é mais um revés nas investigações do Ministério Público do DF relacionadas à saúde pública. O mesmo ocorreu, por decisão do STJ, com a Operação Falso Negativo. Neste caso, a investigação envolve interesses do empresário Marcelo Perboni, do ramo de comércio atacadista de hortifrutgranjeiros.

Tudo pode acontecer

Comentário de um importante integrante do PDT sobre a possibilidade de a senadora Leila Barros (PDT-DF) desistir da pré-candidatura ao governo para apoiar Reguffe: "No que depender dela e do PDT, é irreversível. Todas as chances foram dadas ao Reguffe de construir essa aliança, e ele não se posicionou. Mas as convenções começam mês que vem, e tudo pode mudar". Ou seja, tudo pode acontecer.

MP diz que não comprovou máfia na saúde

O Ministério Público do DF arquivou investigação criminal sobre a denúncia que o governador Ibaneis Rocha (MDB) fez em programa da TV Globo sobre a existência de máfias que fraudavam processos de licitação da Secretaria de Saúde. A denúncia foi feita em 2020. O promotor de Justiça Clayton Germano pediu ao governador que apontasse mais detalhes. Mas, segundo o promotor, não houve provas das afirmações.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  •  31/05/2022. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Cidades. Operação Pomona - Servidores do Iges.
    31/05/2022. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Cidades. Operação Pomona - Servidores do Iges. Foto: Ed Alves/CB
  • Para a senadora Leila Barros, a lei foi importante, mas é preciso avançar
    Para a senadora Leila Barros, a lei foi importante, mas é preciso avançar Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
  • Lula tira foto com o deputado distrital Leandro Grass no acampamento Terra Livre
    Lula tira foto com o deputado distrital Leandro Grass no acampamento Terra Livre Foto: Divulgação/Leadnro Grass

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação