trânsito

Fim de semana termina com três mortos e 12 feridos nas vias do DF

Um dos casos mais violentos foi o capotamento de um Porsche na avenida de acesso ao Palácio do Jaburu

Ana Luisa Araujo
postado em 27/06/2022 00:01 / atualizado em 27/06/2022 22:32
O capotamento do Porsche ocorreu na manhã de ontem (26) -  (crédito: CBDF/Divulgação)
O capotamento do Porsche ocorreu na manhã de ontem (26) - (crédito: CBDF/Divulgação)

Diversos sinistros de trânsito marcaram o fim de semana de Brasília. Oito casos ocorreram entre sexta-feira e domingo e deixaram três mortos e 12 feridos. Um dos mais violentos aconteceu ontem (26/6), quando um carro de luxo da marca Porsche capotou na avenida de acesso ao Palácio do Jaburu. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), três pessoas foram encontradas no local do acidente, uma morta e duas gravemente feridas.

Entre os feridos, o policial penal Gueltz Costa Pinto que foi atingido como pedestre na via e se encontra em estado grave no Hospital de Base. Para lá, também foi levada uma mulher vítima do mesmo acidente, que acabou falecendo. Foi identificada como Gabriella Moreira Andrade Faria, de 22 anos. E Rafael Esmaniotto Soares, 37 anos, também não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

O Sindicato dos Policiais Penais do Distrito Federal (Sindpol-DF) chegou a emitir nota sobre o ocorrido, prestando solidariedade ao servidor Gueltz Costa Pinto. De acordo com o texto, a direção do sindicato está consternada e se solidariza com o colega. Ainda pede que toda a categoria inclua o policial em suas orações e "lhe envie energias de força, compreensão e resignação para que possa passar por esse momento tão doloroso".

Também no domingo, uma caminhonete Hilux capotou e em seguida um Jeep Compass colidiu com a traseira do veículo. O acidente aconteceu em Sobradinho, na BR-020, na quadra 16, próximo ao retorno da pista. Segundo o CBMDF, apenas a condutora do Compass foi transportada para o Hospital de Sobradinho. Ela se encontrava estável. Os passageiros da Hilux não precisaram de atendimento médico. Com a força da batida, a parte da frente do jeep ficou destruída e o veículo parou a 120 metros do local inicial da colisão.

Segundo dados do Departamento de Trânsito do Distrito Federal, somente em janeiro e fevereiro de 2022 houve 26 sinistros fatais na capital federal. Do total, 15 destes foram de colisão, três de atropelamento de pedestres, um de capotamento/tombamento, três de choque com objeto fixo, três de queda, e um de tipo não especificado. Em 2021, o total de sinistros com vítima fatal foi de 169, sendo que grande parte deles, 49, eram pedestres.

Embarcação desaparecida

Na sexta-feira (24/6), um policial civil e um bombeiro militar do Distrito Federal desapareceram após a embarcação em que estavam afundar no Lago Serra da Mesa, em Goiás. O CBMDF, em parceria com a equipe de Goiás (CBMGO), realiza buscas desde que foi informado do acidente. Segundo informações dos Bombeiros, quatro pessoas estavam na embarcação: dois policiais civis e dois bombeiros. Após afundar, um bombeiro e um policial conseguiram nadar até a margem, mas se perderam dos outros dois.

No mesmo dia, um pedestre foi atropelado por um Fiat Uno, na Estrada Parque Núcleo Bandeirante. Após ser atingido pelo veículo, ele ficou em estado grave e precisou ser encaminhado ao hospital. Ainda na sexta, um motoboy morreu atropelado em Sobradinho II, em frente ao restaurante comunitário. A vítima de 27 anos foi encontrada inconsciente e com traumatismo craniano, com sinal de fratura no braço direito e de hemorragia interna. O motorista responsável pelo atropelamento, que conduzia uma caminhonete, fugiu do local sem prestar socorro e ainda não foi identificado.

Carreta tombada

No sábado (25/6), um caminhão que havia tombado alguns dias antes, permanecia na via marginal da BR-020. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ele seguia atravessado na via de passagem para carros e ônibus. A carreta tombou com a carga de 47 toneladas de soja, que se espalhou pela pista. A carga foi recolhida em vários sacos, mas continuou ao lado do caminhão que ficou com as rodas para baixo.

Em Samambaia, um homem de 52 anos e uma mulher de 79 anos foram encaminhados ao hospital em estado grave após serem atropelados na QR421 por uma motocicleta. De acordo com o relato da equipe de socorro, o homem apresentava fraturas expostas nas pernas e foi levado ao Hospital Regional de Ceilândia (HRC). Ainda no sábado, uma colisão entre três veículos deixou duas pessoas feridas na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), próximo a Águas Claras.

Para evitar acidentes 

Geralmente, nos casos de sinistros de trânsito, a causa dos acidentes são imprudência e/ou álcool, segundo o professor Hartmut Gunther, especialista em psicologia e comportamento no trânsito. Para ele,é necessária uma fiscalização mais eficiente. "O que a gente sabe é que em países onde a taxa de sinistros e mortes são menores, a fiscalização é mais eficaz e as punições mais severas", diz.

Segundo ele, uma das maneiras de reduzir o álcool como causador de acidentes de trânsito é tratar esse crime como inafiançável. De acordo com o professor, no Brasil, alguém se envolve em um sinistro de trânsito, paga a fiança, e sai ileso meia hora depois de ter cometido um crime. Nos casos de velocidade em excesso, uma maneira de prevenir os tantos acidentes que são causados seria se a punição se refletisse não somente em pontos na carteira de habilitação, mas em custos mais altos para seguro obrigatório ou outros tipos de seguro.

Gunther aponta que outra medida eficiente seria a aplicação de cursos obrigatórios depois de se envolver em um sinistro de trânsito. Segundo ele, se essas pessoas tivessem que fazer estágio obrigatório nos hospitais que atendem vítimas de acidentes, o choque seria maior e elas pensariam duas vezes antes de exceder a velocidade da via, por exemplo.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Caminhão com carregamento de soja tombado na BR-020 na quinta-feira (23/6), no sentido decrescente (Sobradinho para Brasília) na via marginal, continua no local neste sábado.
    Caminhão com carregamento de soja tombado na BR-020 na quinta-feira (23/6), no sentido decrescente (Sobradinho para Brasília) na via marginal, continua no local neste sábado. Foto: Sarah Paes/Esp. CB/D.A Press
  • Policial civil e bombeiro militar do DF estão desaparecidos
    Policial civil e bombeiro militar do DF estão desaparecidos Foto: CBMDF/Divulgação
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação