Decisão do PSB é adiada

Correio Braziliense
postado em 28/06/2022 00:01
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A.Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A.Press)

O PSB pediu adiamento de uma resposta que seria dada ontem sobre possível aliança com a federação PT-PV-PCdoB que tem o deputado distrital Leandro Grass (PV) como pré-candidato ao Palácio do Buriti. O partido que lançou Rafael Parente na disputa ao governo está também em diálogo aberto com o senador José Antônio Reguffe (União-DF). No caso da federação, o PSB quer ser cabeça de chapa. Parente não topa ser vice. Mas a conversa é diferente com Reguffe. O partido aceita uma composição sem indicação do cabeça de chapa.

Parente

Pré-candidato do PSB ao governo, Rafael Parente tem reforçado o sobrenome para ser identificado apenas como Parente. O objetivo é fortalecer uma marca.

Vice de Grass pode ser do PCdoB

Na federação PT-PV-PCdoB, a avaliação é de que, se o PSB não indicar o vice ou a vice de Leandro Grass, o nome sairá do PCdoB. Há três possíveis escolhas: o presidente regional do partido, João Vicente Goulart, filho do ex-presidente João Goulart, Ana Prestes, neta de Luis Carlos Prestes, e Olgamir Amancia, primeira secretária da Mulher do DF e decana de Extensão da Universidade de Brasília (UnB).

Recados de pré-campanha

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) reuniu ontem na sede regional do partido sua tropa de militantes das Regiões Administrativas para dar as orientações. E deu três recados: não abre mão de concorrer ao GDF, a campanha dele "não tem preço" por toda sua trajetória política na cidade e, no dia 7, a federação nacional do PSDB-Cidadania vai sacramentar sua candidatura no DF.

Apoio da militância

Coordenador da campanha de Lula em Brasília, o ex-deputado Geraldo Magela reuniu, ontem, a militância jovem do PT e dos partidos aliados para pedir mobilização para o evento do dia 12. Será a largada da campanha no DF, com a presença de Lula.

À QUEIMA-ROUPA

Deputada Paula Belmonte

(Cidadania-DF)

"Numa construção majoritária ninguém é candidato de si mesmo, sob pena de ficar pelo caminho"

Como fica o embate na federação PSDB-Cidadania
com o senador Izalci Lucas ?

A rigor não existe embate propriamente dito. Existe um estatuto, feito em comum acordo pelos dois partidos, que no DF estabelece que o Cidadania tem maioria do Colegiado Distrital. Posso ser nova na política, mas cumpro o que diz a lei. E neste caso as regras pré-estabelecidas fixam o comando da Federação no DF em favor do Cidadania. Esta regra favorece o PSDB em 23 Estados, ficando o Cidadania com comando em apenas quatro unidades federativas, incluindo o DF.

Por que não é possível chegar a um consenso?

Consenso pressupõe viabilidade política. E hoje quem tem viabilidade é o grupo político do qual faço parte, com seis legendas, e que pode oferecer ao DF uma real alternativa para ser vitoriosa no próximo pleito eleitoral.

Você vai apoiar Reguffe mesmo se não conseguir ser candidata, em caso de a federação bancar a
candidatura de Izalci?

Tenho certeza que serei candidata na chapa com o Reguffe. Temos um projeto forte e inovador para Brasília e estou segura que a Federação não vai rasgar seu estatuto, pois significaria a desmoralização das regras estabelecidas e enfraquecimento do projeto nacional.

Acha que Izalci tem chance de se eleger governador?

O senador Izalci é um parlamentar muito competente, dedicado e trabalhador. Isso ninguém discute. Mas quem pode fazer essa avaliação são os institutos de pesquisa (e tem feito), mas é certo que uma eleição a governo tem como pressuposto uma construção coletiva.

Adversários espalham que Reguffe quer concorrer a outro cargo. Acredita que ele vai até o fim na disputa ao governo?

Nunca gostei de boatos. Estou com o Reguffe e com nosso grupo político para o que ele quiser.

Você quer ser candidata ao Senado ou a vice?

Numa construção majoritária ninguém é candidato de si mesmo, sob pena de ficar pelo caminho. Serei o que o nosso grupo político entender como a melhor opção para oferecer a Brasília uma estrutura política digna e honrada, com real perspectiva de vitória.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  •  21/06/2022. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Cidades. Coletiva com os Pre-Candidatos da Federação PT - PV - PCdoB a Govenador do DF, Leandro Grass e a para Senadora do DF Rosilene Correa.
    21/06/2022. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Cidades. Coletiva com os Pre-Candidatos da Federação PT - PV - PCdoB a Govenador do DF, Leandro Grass e a para Senadora do DF Rosilene Correa. Foto: Ed Alves/CB
  • 29/07/2019. Credito: Ana Rayssa/CB/D.A. Press. Brasil. Brasilia - DF. CB Poder. Entrevista com Rafael Parente, secretario de educacao.
    29/07/2019. Credito: Ana Rayssa/CB/D.A. Press. Brasil. Brasilia - DF. CB Poder. Entrevista com Rafael Parente, secretario de educacao. Foto: Ana Rayssa/CB/D.A Press - 29/7/19
  • José Antônio Reguffe anuncia candidatura ao Palácio do Buriti
    José Antônio Reguffe anuncia candidatura ao Palácio do Buriti Foto: Reprodução/Redes sociais
  • Deputada federal Paula Belmonte
    Deputada federal Paula Belmonte Foto: Aureliza Corrêa/Divulgação

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação