Setor Comercial Sul poderá ter novas atividades. Entre elas, faculdades

Correio Braziliense
postado em 29/06/2022 00:01
 (crédito:  Sebrae/Divulgação)
(crédito: Sebrae/Divulgação)

A pedido da Fecomércio, o GDF vai enviar proposta à Câmara Legislativa para destacar o Setor Comercial Sul (SCS) do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCuB). A medida permitirá de forma mais ágil realizar obras e atrair novas empresas para a região. A proposta contemplará a extensão de usos comerciais e de prestação de serviços, que já constam da minuta do PPCUB avaliada pelo Iphan-DF, em dezembro de 2021. Uma das novas atividades a serem permitidas será de faculdades.

Urgência

Será chamada uma audiência pública nas próximas semanas e o projeto pode ir para Câmara já em agosto. "Vamos fazer esse destaque, pois já é um capítulo que está pronto do PPCUB. Vamos encaminhar na frente, tendo em vista a urgência que o caso requer", explicou o secretário de Desenvolvimento Urbano do DF, Mateus Oliveira. Mas, neste texto, não será tratada a possibilidade de uso residencial. Nesta parte, o Iphan apontou ressalvas e, por enquanto, está suspensa. Já o PPCUB só deve ser enviado em novembro.

Revitalização

A proposta já tem apoio de parlamentares como o deputado Chico Vigilante(PT), que fez uma audiência pública na CLDF e defende o destaque da matéria. O pleito também foi defendido pelo conselheiro da Fecomércio no Conplan Ovídio Maia e a demanda partiu da prefeitura do SCS. O objetivo é ajudar na revitalização da área.

Coração de Brasília

"O setor está agonizando há anos e precisa de uma lei que possa trazer o empresário de volta para a região, gerando emprego, renda e fazendo voltar a pulsar o coração de Brasilia", destacou Ovídio Maia, que é um dos vice-presidentes da Fecomércio.

Mercado náutico

O evento Internacional Bombarco Show, realizado no Lago Paranoá e encerrado em 12 de junho, fechou o balanço de negócios.

R$ 100 milhões é o volume de negociações estabelecidas e contratos em andamento

20 mil pessoas foi o público presencial e on-line

Desafio

"Sabemos que a realização da primeira edição de um evento deste porte é um grande desafio, mas acreditamos em Brasília e, felizmente, obtivemos a alta aceitação do empresariado, dos expositores e também do poder público", disse Márcio Ishihara, idealizador da feira.

Trade
turístico

"A realização de eventos com essa magnitude no Lago Paranoá comprova o potencial e relevância deste atrativo turístico para a economia da cidade. Movimenta todo o trade de turismo", apontou William Almeida, secretário de Turismo do DF.

Prêmio para o artesanato

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato, que identifica e premia as unidades produtoras mais competitivas do Brasil. A quinta edição vai destacar os melhores participantes pela qualidade dos seus produtos e por suas práticas de gestão. Os interessados têm até 11 de julho para se registrar no endereço: https://www.top100.sebrae.com.br/.

Cooperativas

Poderá participar do concurso toda e qualquer unidade de produção artesanal legalmente constituída em território nacional, ou seja, pessoa jurídica que produza e comercialize produtos artesanais, seja uma pequena ou microempresa, cooperativa, associação ou um microempreendedor individual (MEI). Os grupos de produção não formalizados poderão participar fazendo sua inscrição com o CNPJ de um de seus integrantes.

Catálogo

A cerimônia de anúncio dos vencedores está prevista para novembro. Eles ganham reconhecimento nacional, além do direito de usar o selo Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato. O prêmio inclui a produção e lançamento de um catálogo comercial com informações dos premiados.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  •  Crédito: Divulgação. Capital S/A. Evento Bombarco Show
    Crédito: Divulgação. Capital S/A. Evento Bombarco Show Foto: Divulgação
  •  Crédito: Divulgação. Capital S/A. Márcio Ishihara
    Crédito: Divulgação. Capital S/A. Márcio Ishihara Foto: Divulgação
  •  13/12/2021. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil.  Brasilia - DF. Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Oliveira.
    13/12/2021. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Oliveira. Foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press
  • Ovídio Maia
    Ovídio Maia Foto: Divulgação/Fecomércio
  •  04/10/2021 Crédito: Renato Alves/Agencia Brasilia. Capital S/A. Praça do Setor Comercial Sul.
    04/10/2021 Crédito: Renato Alves/Agencia Brasilia. Capital S/A. Praça do Setor Comercial Sul. Foto: Renato Alves/Agencia Brasilia
  •  19/05/2016 Crédito: Renato Alves/Agencia Brasilia. Capital S/A. Setor Comercial Sul.
    19/05/2016 Crédito: Renato Alves/Agencia Brasilia. Capital S/A. Setor Comercial Sul. Foto: Renato Alves/Agencia Brasilia
  •  19/05/2016 Crédito: Toninho Tavares/Agencia Brasilia. Capital S/A. Setor Comercial Sul.
    19/05/2016 Crédito: Toninho Tavares/Agencia Brasilia. Capital S/A. Setor Comercial Sul. Foto: Toninho Tavares/Agencia Brasilia
  • 04/09/2020 Crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Projeto do Setor Comercial Sul de virar bairro  residencial.
    04/09/2020 Crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Projeto do Setor Comercial Sul de virar bairro residencial. Foto: Minervino Junior/CB/D.A Press

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação