tempo

Quinta-feira é marcada por temperaturas amenas e baixa umidade no DF

A temperatura mínima registrada foi de 7°C e deve chegar aos 28°C pela tarde, em Águas Emendadas, Planaltina. Já no Plano Piloto, a máxima deve chegar aos 26°C, com mínima de 11°C

Carlos Silva*
postado em 30/06/2022 09:55 / atualizado em 30/06/2022 10:08
 (crédito:  Ed Alves/CB)
(crédito: Ed Alves/CB)

Tempo seco e temperaturas amenas serão duas condições comuns para os brasilienses nas próximas semanas. Nesta quinta-feira (30/6), a temperatura mínima registrada foi de 7°C e deve chegar aos 28°C pela tarde, em Águas Emendadas, Planaltina. Já no Plano Piloto, a máxima deve chegar aos 26°C, com mínima de 11°C.

A umidade relativa do ar teve máxima de 95% pela manhã, podendo chegar aos 25% nos períodos mais quentes do dia, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Heráclio Alves, meteorologista do instituto, diz que essa é uma tendência que tende a se manter até meados de setembro.

“No inverno, estação na qual estamos, o clima tende a se manter mais seco e com temperaturas mais amenas. A pouca nebulosidade também favorece a pouca quantidade de chuvas. Só por volta de setembro é que as temperaturas voltam a subir”, explica.

Alerta amarelo

Os frequentes e baixos índices de umidade preocupam os meteorologistas. De acordo com Heráclio, há grande chance de emissão de alerta amarelo para baixa umidade no DF, tendo em vista a umidade abaixo de 30%.

Devido à baixa umidade, alguns cuidados precisam ser tomados, segundo a Defesa Civil. O primeiro deles é manter boa hidratação, portando garrafinha sempre que possível. Também é importante umedecer periodicamente narinas e olhos com soro fisiológico.

Além disso, é fundamental dar especial atenção a idoso e crianças, os quais podem sofrer mais os efeitos da baixa umidade. Por isso, também é preciso manter a limpeza adequada dos ambientes e, sempre que possível, utilizar umidificadores, baldes ou bacias com água para elevar a umidade do ambiente.

Reduzir atividades físicas nos períodos mais quentes do dia pode ajudar a enfrentar as condições climáticas. Também é importante dar preferência para refeições leves e ficar sempre de olho nos alertas para baixa umidade.

*Estagiário sob a supervisão da subeditora Ana Luisa Araujo

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação