Estelionato

Quadrilha presa por fraudar documentos

Correio Braziliense
postado em 01/07/2022 00:01

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu uma quadrilha especializada em fabricar documentos falsos de colaboradores de uma escola particular de Brasília. Os criminosos foram alvo de uma operação da PCDF desencadeada na manhã de ontem.

As investigações, que tiveram início em março do ano passado, revelaram que os criminosos utilizavam os documentos para abrir contas bancárias, solicitar empréstimos e realizar movimentações financeiras.

A denúncia chegou à PCDF por meio da instituição de ensino, que comunicou à polícia que sete colaboradores tiveram os documentos pessoais — como contra cheques e cartas de apresentação — utilizados indevidamente em instituições financeiras.

"O prejuízo para as pessoas que tiveram os dados clonados e bancos ultrapassa R$ 70 mil. Os autores dos fatos responderão pelos crimes de estelionato e associação criminosa, com penas previstas de um a cinco anos de reclusão", destacou a delegada Isabel D'Ávila, da Coordenação de Repressão aos Crimes contra o Consumidor, a Ordem Tributária e a Fraudes (Corf).

Segundo a PCDF, um ex-funcionário da escola é suspeito de ser o mentor da prática. Durante a operação, foram realizadas buscas nos endereços dos envolvidos em Samambaia, Guará e São Sebastião. Dois dos acusados já são investigados por uso de documento falso e estelionato e estão em liberdade provisória.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação