Representatividade /

Orgulho em toda forma de amor

Parada LGBTQIAP voltou à capital e reuniu uma multidão em frente ao Congresso Nacional. O tema desta edição foi "Nossos 122 direitos: Conhecer, Efetivar, Defender"

Júlia Eleutério
postado em 04/07/2022 00:01
Cinco trios elétricos animaram a festa em frente ao Congresso Nacional -  (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
Cinco trios elétricos animaram a festa em frente ao Congresso Nacional - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

Embalados por músicas animadas e roupas com as cores do arco-íris, os brasilienses foram, na tarde de ontem, celebrar toda a forma de amor na 23ª Edição da Parada do Orgulho LGBTQIAP+. O evento, que ficou dois anos suspenso, em razão da covid-19, reuniu mais de 100 mil pessoas — de acordo com a organização — embaladas por cinco trios elétricos. A concentração foi em frente ao Congresso Nacional, na área central de Brasília. O tema este ano foi "Nossos 122 direitos: Conhecer, Efetivar, Defender". 

Drag queen há oito anos, a produtora cultural Mary Gambiarra afirmou que, de fato, é um orgulho estar na parada depois do período de isolamento. "Fomos obrigadas a ter que "voltar para o armário", mas nós saímos e para lá não voltaremos. Nós estamos na rua agora para reafirmar nossos direitos", disse a artista do DF,l enquanto posava para fotos com os participantes. "Nós sabemos que existe uma dicotomia muito grande entre os direitos assegurados no Legislativo e no Judiciário e de fato a execução dessas leis na vida das pessoas. O que a gente quer é enfrentar toda forma de preconceito", destacou Mary ao avaliar o tema da edição deste ano.

Vindas de Formosa (GO), a maquiadora Darlene Freitas, 28, e a videomaker Débora Luisy, 24, se divertiram e falaram da relevância da iniciativa. "É muito legal estar de volta nas ruas trazendo essa representatividade e liberdade de expressão", avaliou Débora. "É realmente importante estar de volta, principalmente com respeito. Além de voltar com a parada, voltar a fazer o evento pós-covid já é motivo de uma comemoração a mais", disse Darlene.

O evento, que ocorre desde 1998, é a terceira marcha mais antiga do país e uma das maiores paradas LGBT. Celebrando o Dia Internacional do Orgulho LGBT, em 28 de junho, o encontro ocupa as ruas da área central da capital para mostrar a força dessa comunidade no DF. A Associação Brasília Orgulho, organizadora do festival, é responsável pela maior pintura do arco-íris LGBT do Brasil, no Viaduto da Galeria dos Estados, de 230 metros.

Pesquisa

A população do DF têm a oportunidade de participar de uma pesquisa inédita sobre gênero e orientação sexual. Direcionada para pessoas LGBTQIA+, cisgênero e também aos heterossexuais, o levantamento pretende ouvir os moradores para saber sobre percepção ou vivências de situações de violência e discriminação.

Segundo a última Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad) 2021, mais de 87 mil pessoas se identificam como LGBTQIA+ no DF. O estudo é feito pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), com o apoio da Secretaria de Justiça, da Coordenação de Políticas de Proteção e Promoção de Direitos e Cidadania LGBT e do Fundo para a População das Nações Unidas (UNFPA).

A pesquisa, lançada na semana passada, trará informações aprofundadas sobre a população LGBTQIA+ da capital. O resultado servirá para orientar o governo local a criar políticas públicas para esse público. Para participar, basta acessar o link qrco.de/OlharInclusivo. Os questionários são sigilosos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  •  Multidão foi embalada por cinco trios elétricos, e o tema da 23ª edição foi
    Multidão foi embalada por cinco trios elétricos, e o tema da 23ª edição foi "Nossos 122 direitos: Conhecer, Efetivar, Defender". Além da diversão, objetivo foi reafirmar e reivindicar direitos em prol da diversidade Foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press
  •  03/07/2022. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil.  Brasilia - DF. Parada LGBT na Esplanada dos Ministérios. Allice Bombom.
    03/07/2022. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Parada LGBT na Esplanada dos Ministérios. Allice Bombom. Foto: Minervino Júnior/CB/D.A.Press

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação