Festa dos calouros de volta ao Teatro de Arena

Candidatos do Programa de Avaliação Seriada (PAS) 2019-2021 estiveram na Universidade de Brasília (UnB) para conferir a lista de aprovados no exame. Divulgação dos nomes retornou a mural do câmpus Darcy Ribeiro ontem, após dois anos de restrições sanitárias

Ana Luisa Araujo Pablo Giovanni*
postado em 05/07/2022 00:01
 (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A.Press)
(crédito: Carlos Vieira/CB/D.A.Press)

Cerca de 300 estudantes do ensino médio aprovados no Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB) comemoraram, ontem, o ingresso no ensino superior. O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) divulgou, no Teatro de Arena, a lista dos candidatos selecionados no triênio 2019-2021. Ao todo, 2.120 calouros foram convocados para cursar a graduação a partir deste semestre letivo, cujo início está previsto para 25 de outubro. As aulas continuarão em formato presencial.

Depois de três anos de esforço, Sofia Coelho, 18 anos, não conseguiu conter a empolgação pelo resultado. Aprovada no curso de relações internacionais, a jovem, aluna de um colégio em Goiânia, conta que se preparava "praticamente sozinha". "Eu estudei on-line e deu tudo certo. Treinava para PAS, vestibular, Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)", elenca. Com mais dificuldade nas matérias de exatas, a nova caloura conta que se dedicava mais a essas disciplinas. "O esforço valeu a pena. Estou muito feliz de ter passado", comemora Sofia, que se mudará para Brasília, onde vai morar com familiares.

Em 2020 e 2021, a lista foi divulgada somente pela internet, por causa da pandemia da covid-19. Com a flexibilização das normas sanitárias, a relação de nomes voltou a ser disponibilizada no mural do Teatro de Arena, no câmpus Darcy Ribeiro. Com uma rotina puxada de estudos, Bruna Santos, 18, comemorou a aprovação em arquitetura. Moradora do Itapoã e aluna do Centro de Ensino Médio Setor Oeste (Cemso), na Asa Sul, a jovem passava quatro horas por dia no ônibus para chegar ao colégio e voltar para casa.

Cada trecho do trajeto de 33km entre as duas regiões durava cerca de duas horas. Além das aulas na escola, Bruna fazia todo tipo de curso preparatório, desde um on-line que a família pagava para ela até gratuitos. Agora, ela reconhece que o esforço valeu a pena: "Isso é muito recompensador, estar aqui (na UnB), comemorando com todo mundo, gritando porque eu passei", celebra.

Filho de uma servidora da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Davi Henrique Galvão, 18, pretende se tornar o primeiro médico da família graduado pela UnB. O jovem ficou em quarto lugar entre os candidatos a cursos no câmpus Darcy Ribeiro. Morando no Rio Grande do Sul desde fevereiro, ele recebeu a notícia por meio de vários telefonemas de amigos que estavam no Teatro de Arena, ontem, para conferir a listagem.

"Foi muito emocionante descobrir que estava aprovado na UnB, ainda mais na quarta posição. Sou nascido e criado aqui, estudei em escola pública e, desde o início do ano, cursava medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Não esperava tanto (o resultado) nem fiquei olhando muito (o site do Cebraspe), para não ficar ansioso. Queria muito estar em Brasília para comemorar com meus pais e amigos, mas, logo, estarei em casa", diz.

O recém-aprovado conta que se preparava para uma prova do curso na UFRGS, marcada para a semana que vem, quando o primeiro amigo ligou. "Geralmente, não recebo muitas ligações. Achei estranho. E ele começou a me parabenizar, afirmando que eu estava aprovado na universidade. Fiquei meio bobo e, logo depois, liguei para os meus pais. Olhei no site e vi meu nome. Até agora, não caiu a ficha de que tudo está dando certo", completa Davi.

Próximas etapas

Sofia, Bruna, Davi e todos os demais aprovados precisam, agora, ficar atentos ao Cronograma do Ingresso. Com a divulgação dos resultados, o período de registro acadêmico — para envio dos certificados e registros necessários pelo site do Cebraspe — vai das 9h de hoje às 17h de quinta-feira. O resultado da avaliação dos documentos sairá no próximo dia 13. A etapa de reenvio dos certificados não homologados será das 9h de 13 de julho às 17h de 14 de julho.

O resultado definitivo do registro acadêmico será divulgado na página do Cebraspe em 20 de julho. Os calouros podem consultar outras informações pelo site do PAS (cebraspe.org.br/pas/subprogramas) ou na Central de Atendimento ao Candidato do Cebraspe, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, no câmpus Darcy Ribeiro. O telefone é: 61 3448-0100.

*Estagiário sob a supervisão
de Jéssica Eufrásio

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Foto: Reprodução
  • .
    . Foto: Carlos Vieira/CB/D.A Press
  •  04/07/2022. Crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press. Brasil, Brasilia - DF. Cidades. Aprovados comemoram aprovação do PAS, na Universidade de Brasília (UnB).
    04/07/2022. Crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press. Brasil, Brasilia - DF. Cidades. Aprovados comemoram aprovação do PAS, na Universidade de Brasília (UnB). Foto: Carlos Vieira/CB/D.A.Press
  •  04/07/2022. Crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press. Brasil, Brasilia - DF. Cidades. Aprovados comemoram aprovação do PAS, na Universidade de Brasília (UnB). Na foto, a estudante Sofia Coelho.
    04/07/2022. Crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press. Brasil, Brasilia - DF. Cidades. Aprovados comemoram aprovação do PAS, na Universidade de Brasília (UnB). Na foto, a estudante Sofia Coelho. Foto: Carlos Vieira/CB/D.A.Press
  • Sofia estudava em um colégio de Goiânia. Agora, vai cursar relações internacionais na capital federal
    Sofia estudava em um colégio de Goiânia. Agora, vai cursar relações internacionais na capital federal Foto: Carlos Vieira/CB
  • Recém-aprovados e veteranos comemoraram como manda o protocolo: com tinta, farinha, gritaria, música, cartazes e, novamente, calor humano
    Recém-aprovados e veteranos comemoraram como manda o protocolo: com tinta, farinha, gritaria, música, cartazes e, novamente, calor humano Foto: Fotos:Carlos Vieira/CB/D.A.Press
  • Henrique cursava medicina na UFRGS, mas passou para o mesmo curso na UnB e retornará a Brasília
    Henrique cursava medicina na UFRGS, mas passou para o mesmo curso na UnB e retornará a Brasília Foto: Arquivo pessoal
  • Aprovada em arquitetura, Bruna comemora o resultado do esforço 
e da dedicação aos estudos
    Aprovada em arquitetura, Bruna comemora o resultado do esforço e da dedicação aos estudos Foto: Carlos Vieira/CB

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação