Lei das Antenas no DF abriu caminho para o 5G

Correio Braziliense
postado em 05/07/2022 00:01
 (crédito: Divulgação)
(crédito: Divulgação)

Agora é oficial. A partir de amanhã entra em operação, em Brasília, o sinal 5G, banda larga mais potente em telecomunicação. A capital federal é a primeira região do país a ter a nova tecnologia. A Anatel anunciou ontem o início do sistema no Brasil. E Brasília sai na frente graças a uma preparação de infraestrutura desde 2019. Uma lei distrital, aprovada em 2020, abriu caminho para que as empresas operadoras pudessem ampliar a rede de alcance. Foi autorizada a instalação de antenas em áreas privadas. Até então, só era permitida em pontos públicos.

Crescimento de transmissões

A Lei 971/2020, de autoria da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do DF (Seduh), tratou do licenciamento para implementação das antenas de telefonia móvel. A necessidade é grande, porque vai crescer o tráfego de dados em razão dos smartphones. A transmissão de um filme, por exemplo, equivale a 350 ligações de voz. O SindiTelebrasil apontou a lei do DF como uma das mais modernas no país.

Aumenta adesão a bicicletas compartilhadas em Brasília

A Tembici, líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina, apresentou ao mercado um levantamento sobre o panorama geral do uso de bikes compartilhadas em cidades da América do Sul. Entrevistou 5,7 mil pessoas. Brasília foi um das regiões analisadas.Tem 53 estações e mais de 300 bicicletas. Foi registrado aumento de 102% nas viagens entre os meses de março a maio de 2022, quando comparado aos primeiros meses de funcionamento do sistema (dezembro de 2021 a fevereiro de 2022), e aumento de 70% no número de novos usuários.

Complemento ao
transporte público

A intermodalidade com transporte público foi um dos destaques em Brasília, uma vez que 69% das pessoas que fazem seus trajetos com mais de um tipo de veículo/meio usam a bicicleta como complemento de suas viagens.

Meio ambiente

Elas também são fundamentais para o meio ambiente. Cerca de 60% dos entrevistados do Bike BSB afirmaram que fariam os deslocamentos em modos motorizados se não utilizassem
a bicicleta. Os planos de adesão variam de R$ 3,50 ( avulso ) a R$ 180 (anual).

90 toneladas

de dióxido de carbono foram potencialmente evitadas só em 2021 com
a utilização das bicicletas compartilhadas na capital federal.

Lazer tem menor percentual

O estudo também aponta que mais de 80% utilizam o sistema para deslocamentos do dia a dia e um pouco mais de 14% para lazer. "Esse levantamento mostra que as bicicletas já cumprem um papel essencial para a mobilidade urbana como um meio de transporte sustentável e eficaz", ressalta Mateus Lago, diretor de negócios da Tembici.

Método Líderes
do Brasil

A professora Eda Machado, fundadora do Centro Universitário Iesb, participou no sábado da 3ª edição do Método Líderes do Brasil, evento gratuito com o objetivo de qualificar os empresários de Brasília e região com histórias e inspirações empreendedoras de sucesso. A iniciativa foi realizada no Hotel Kubitschek Plaza e reuniu ainda nomes como Paulo Octávio, CEO das Organizações Paulo Octávio; Edmar Mothé, CEO da Biomundo e Mundo dos Filtros; e André Kubitscheck, diretor
da Rede Plaza Hotéis.

Desafio com inovação

"Foi um desafio, mas eu tinha um grande poder nas mãos: o conhecimento. Então, pensei: se eu conseguisse aplicar todas as inovações que eu presenciei ao redor do mundo inteiro e professores que acreditassem nessa nova instituição, determinados a realizar um trabalho diferente nós teríamos sucesso", contou Eda, referindo-se ao IESB.

Experiências

"Reunimos os melhores nomes de Brasília para que eles possam compartilhar informações e experiências com os novos empreendedores", destacou Luiz Felipe Daher, presidente do grupo Líderes do Brasil.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Antena de celular
    Antena de celular Foto: Confederação Nacional dos Municípios
  • Eda Machado
    Eda Machado Foto: Divulgação
  • Mateus Lago
    Mateus Lago Foto: Divulgação

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação