Espaço garantido

Correio Braziliense
postado em 06/07/2022 00:01

José Antônio Reguffe (União-DF) e Paula Belmonte (Cidadania-DF) fecharam um acordo para as eleições.
Se a deputada vencer a disputa com o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) na federação que une os dois partidos,
ela terá espaço garantido na chapa de Reguffe,
como candidata ao Senado ou a vice.

Paula X Parente

A executiva do Cidadania-DF avisou que a prioridade do partido é a indicação de Paula Belmonte como vice de Reguffe. Mas essa definição depende de uma composição política liderada por Reguffe. Outros aliados do senador querem ser o posto, e ele tem conversado com o PSB sobre essa possibilidade, para indicação de Rafael Parente.

Na véspera da decisão

O anúncio do acordo oficial entre Paula Belmonte e Reguffe ocorre na véspera da reunião, marcada para amanhã, em que a federação Cidadania-PSDB decidirá quem comandará as articulações no DF para formação da chapa.

Na onda do pai

Contador como o pai, tucano como o pai, Sergio Izalci adotou o nome do pai para trilhar o mesmo caminho da política. Filho do senador Izalci Lucas, Sergio Ferreira é secretário-geral do diretório do PSDB-DF
e pré-candidato a
deputado federal.

Passo para a direita

Para o ex-senador Cristovam Buarque (Cidadania-DF), Izalci Lucas não aceitará
um acordo para retirar a candidatura ao governo. "Sempre fui contra o Cidadania se aliar com qualquer partido em
uma federação,
porque perdemos a autonomia para decidir os nossos rumos",
afirma Cristovam.
"E, com todo o respeito a vários tucanos, acho que foi um erro fazer federação com o PSDB, porque demos um passo para a direita", acrescenta.

Repensando

O ex-senador Cristovam Buarque (Cidadania) deu, ontem, uma esperança aos companheiros de partido Anderson Martins e Ezequiel Nascimento. Depois de uma longa conversa em uma padaria na Asa Norte, Cristovam disse: "A aprovação dessa PEC Kamikaze mostrou que é importante termos votos no Parlamento". Cristovam estava se referindo à PEC que amplia uma série de benefícios sociais às vésperas da eleição e decreta estado de emergência para blindar o presidente Jair Bolsonaro (PL) de punições da Lei Eleitoral. O senador José Serra (PSDB-SP) foi o único voto contra. Cristovam também diria não.

Cabo eleitoral do Lula

No encontro, Cristovam Buarque defendeu um engajamento do Cidadania na campanha de Lula, ainda no primeiro turno. O partido, no entanto, está fechado com a pré-candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS) à Presidência da República. O PSDB indicou o vice na chapa, o senador Tasso Jereissati (CE), e o Cidadania está fechado em federação com o PSDB.

Tempo para pensar

Sobre uma possível candidatura à Câmara dos Deputados, Cristovam disse: "Tenho menos de um mês para 'desdecidir'". É que ele havia decidido não concorrer mais a cargos públicos.

Homenageado de petistas

Depois de um embate de anos com petistas, quando deixou o PT, Cristovam será um dos convidados de honra do evento que o partido organiza, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, com a presença de Lula. É que, segundo o presidente do PT-DF, Jacy Afonso, o partido quer homenagear ex-parlamentares que apoiaram Lula em outras eleições, como Cristovam, Maria José Maninha — que deixaram o PT — e Maria Laura.

Liberado painel de
LED no Conjunto Nacional

O Conselho de Defesa do Patrimônio (Condepac), órgão da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, autorizou a mudança na iluminação da fachada do Conjunto Nacional, que receberá, agora, tecnologia LED. A autorização passou por ampla discussão no sentido de preservar as características do projeto original assinado por Athos Bulcão. A liberação era aguardada com muita expectativa pelas empresas que tradicionalmente divulgam produtos nos painéis. Junto da decisão, o Condepac encaminhará uma série de sugestões para que o espaço
também promova ações de educação patrimonial dos bens tombados de Brasília.

Fila da fome

A imagem é comovente no bairro Santa Luzia, na Estrutural. Uma grande fila, ao meio-dia de ontem, em que centenas de pessoas aguardavam por uma senha, para, no sábado, voltar e buscar uma cesta básica. A distribuição é feita por um pré-candidato a deputado distrital.

Convite

Neta de JK, Anna Christina Kubitschek (PSD) recebeu um convite para ser candidata a vice-presidente na próxima eleição. Ficou de pensar no assunto, pois está focada na viabilização da
pré-candidatura do filho André Kubitschek.
Eles mantêm sigilo até uma decisão.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação