Previsão do tempo

Domingo (10/7) no DF é de temperatura agradável, porém seca exige atenção

Com mais de dois meses sem chuva e os ventos presentes, meteorologista do Inmet levanta o cuidado para evitar queimadas

Pedro Ibarra
postado em 10/07/2022 10:31
 (crédito: Zuleika de Souza/CB/D.A Press)
(crédito: Zuleika de Souza/CB/D.A Press)

O domingo (10/7) será de temperatura amena em Brasília. Seguindo a tendência da semana, a capital não terá muito além do clima que não chega ao calor, mas com o anoitcer que demanda um casaco, mesmo que fino. Como de praxe, a estiagem continua nesta época do ano.

De acordo com a meteorologista Naiane Araújo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a manhã foi fria com 10 °C em alguns locais do DF, como o Gama. A tarde será um pouco mais quente, variando de 25 a 27 °C. Os ventos estarão presentes, o que pode trazer uma sensação térmica reduzida.

Como de costume em Brasília, o mês de junho demanda atenção por conta da umidade. O domingo já teve a porcentagem pico esperada para o dia com 85%. Uma queda é esperada para o período da tarde. O previsto é que fique por volta de 30%. Segundo a meteorologista, o Inmet deve soltar um alerta de baixa umidade por conta desses números.

Além da indicação de evitar exercícios físicos que exijam mais esforço e de muita hidratação no período da tarde, Naiane aponta que é necessário cuidado com as queimadas. Ela afirma que os ventos, mesmo que não tão fortes, e a vegetação seca, somados a baixa umidade, são uma combinação letal. “Qualquer ventinho pode transformar uma fagulha em uma queimada”, diz a meteorologista.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação