Visando aumentar a cobertura vacinal no Distrito Federal, a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) vai percorrer a capital, a partir do próximo sábado (16/7), para realizar uma busca ativa por pessoas que ainda não foram imunizadas ou não completaram o ciclo de imunização contra a covid-19. Segundo a pasta, o objetivo é incentivar aqueles que ainda não tomaram as doses, além de oferecer o imunizante para quem tem dificuldade em acessar os postos de vacinação.
De acordo com a SES-DF, a decisão foi tomada após reunião dos superintendentes do órgão, devido a queda na procura — por parte da população — pela vacina contra o novo coronavírus nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A ação da Secretaria de Saúde vai ocorrer por tempo indeterminado e deve focar em toda a população apta a ser vacinada (a partir de 5 anos de idade).
"O objetivo é dar acesso a quem tem dificuldade a ir a uma das nossas unidades para se vacinar. A secretaria vai disponibilizar equipes volantes em 15 carros, visitando as mais diversas áreas: rural, semi rural e semi urbana do Distrito Federal, em busca dessas pessoas. Contamos com a participação de todos para que juntos consigamos ampliar a nossa cobertura vacinal e tenhamos toda nossa população imunizada. Só assim conseguiremos vencer o processo epidêmico", disse o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero.
Baixa adesão infantil
No Distrito Federal, a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19 está com a cobertura abaixo do ideal, de acordo com a Secretaria de Saúde. Nessa faixa etária há cerca de 267 mil meninos e meninas, desses 117 mil não receberam a primeira dose dos imunizantes, e outros 43 mil não compareceram para aplicação da segunda dose, totalizando 160 mil crianças com o ciclo vacinal incompleto.
A atualização mais recente do vacinômetro mostra que 6.771.425 doses da vacina contra a covid-19 foram aplicadas no DF durante toda a campanha. Estão vacinados, com a segunda dose ou dose única, pouco mais de 2,4 milhões de brasilienses — número que representa 85,37% da população apta a ser vacinada (com 5 anos ou mais).
Novos casos
A Secretaria de Saúde registrou 1.793 novos casos de covid-19 ontem. O número representa 143 infectados a menos do que os divulgados pela pasta na terça-feira, onde 1.936 pessoas foram confirmadas com o vírus. Desta forma, a capital federal chegou ao total de 820,5 mil infectados. As informações foram divulgadas ontem, após atualização do Boletim Epidemiológico. Além disso, a SES-DF notificou mais quatro mortes por covid-19. Desde o começo da pandemia, 11.797 pessoas perderam a vida para o vírus.
A taxa de transmissão continua caindo desde 14 de junho, chegando a 0,81. O número demonstra que um grupo de 100 pessoas podem infectar outras 81. Quando o índice está acima de 1, isso demonstra que a pandemia está fora de controle.
A média móvel de infecções está em 1.636,20, o que representa uma diminuição de 59,36% em relação a 14 dias atrás. Já a média móvel de óbitos aumentou e está em 4,00 — isso representa uma redução de 25,93% na comparação com o cálculo de duas semanas atrás.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.