Pesquisa eleitoral

Ajuda de Bolsonaro pode definir disputa entre Ibaneis e Arruda, mostra pesquisa

De acordo com a pesquisa do Instituto Quaest, o apoio do presidente aumenta as chances de vitória de Ibaneis ou de Arruda no segundo turno. Vale destacar que o ex-governador é do PL, mesmo partido de Bolsonaro

Ana Maria Campos
postado em 17/07/2022 06:00 / atualizado em 17/07/2022 19:47
Pesquisa mostrou Bolsonaro com 36% das intenções de voto para presidente entre eleitores do DF.  -  (crédito:  AFP)
Pesquisa mostrou Bolsonaro com 36% das intenções de voto para presidente entre eleitores do DF. - (crédito: AFP)

O apoio de Jair Bolsonaro pode desequilibrar a eleição em favor do ex-governador José Roberto Arruda (PL). A pesquisa do Instituto Quaest, contratada pelos Diários Associados, indica que, com o apoio do presidente, Arruda assume a dianteira nas intenções de votos, acima da margem de erro. Segundo a pesquisa, Arruda soma 29% e o governador Ibaneis Rocha fica com 18%. A senadora Leila Barros (PDT) e o deputado distrital Leandro Grass (PV) também crescem, ao fazer campanha ao lado de seus presidenciáveis.

Sem o apoio de Ciro Gomes (PDT), Leila tem 9% dos votos. Com ele, a senadora salta para 18%. Mas o principal beneficiado com o palanque nacional é Grass. Ao aparecer ao lado do ex-presidente Lula, o candidato ao Palácio do Buriti do PV salta para 17%. Sem esse trunfo, ele conta com 4%.

Com apoio - SITE
Com apoio - SITE (foto: Valdo Virgo)

Ao lançar uma chapa com partidos bolsonaristas, como o PP e o Republicanos, Ibaneis anunciou que estava montando um palanque de apoio à reeleição do presidente. Mas Bolsonaro prefere Arruda, que é de seu partido.

No caso da campanha de Lula, há três candidatos, Leandro Grass, Keka Bagno (PSol) e Rafael Parente (PSB). Mas Grass é o concorrente oficial da frente pró-Lula. Na semana passada, houve disputas por espaço e ciúmes nos dois atos de Lula em Brasília. Mas o comando nacional só permitiu que Grass falasse como candidato ao Buriti. Os outros tiveram oportunidade para discursar apenas como representantes de seus partidos.

  

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Apoio dos pré-candidatos a presidente
    Apoio dos pré-candidatos a presidente Foto: CB/D.A Press
  • Mais distante de Bolsonaro, Ibaneis quer que MDB lance candidato próprio
    Mais distante de Bolsonaro, Ibaneis quer que MDB lance candidato próprio Foto:
  • Com apoio - SITE
    Com apoio - SITE Foto: Valdo Virgo
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação