DF-001

Grande incêndio atinge vegetação que fica próxima à Torre de TV Digital

O fogo teve início na tarde do domingo (17/7), segundo o CBMDF. Equipes da corporação estão no local, que é de difícil acesso, combatendo as chamas

Correio Braziliense
postado em 18/07/2022 17:28
Equipes do CBMDF estão no local para tentar neutralizar os focos. -  (crédito: Reprodução/Agência Brasília )
Equipes do CBMDF estão no local para tentar neutralizar os focos. - (crédito: Reprodução/Agência Brasília )

Um grande incêndio está atingindo uma vegetação que fica localizada próxima à Torre Digital. O fogo teve início no domingo (17/7) e dura até a tarde desta segunda-feira (18/7), de acordo com informações do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF)

Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio está acontecendo entre a via que liga o Varjão ao Paranoá e a DF 001 e a notificação aconteceu por volta das 18h30 do domingo (17/7). Em nota, o CBMDF ressaltou que, após realizarem monitoramento na região atingida, as equipes que foram até o local das chamas, avaliaram que não havia risco de atingir os edifícios.

“(O combate) Foi interrompido por volta das 22h (do domingo), devido a região ser bastante acidentada e de difícil acesso, trazendo riscos para as equipes”, complementou o texto. A corporação também destacou que equipes estão no local, com quatro viaturas e 20 militares, para tentar neutralizar os focos.

Tempo seco

Dados do Grupamento de Proteção Ambiental (GPRAM), do Corpo de Bombeiros, mostram que, entre abril e maio deste ano, houve aumento de 115% nos acionamentos para as ocorrências do tipo. No mesmo período, as áreas queimadas aumentaram 485%, quase seis vezes mais: de 76,5 para 448,1 hectares.

A chegada do inverno tem relação direta com o aumento das queimadas: fatores como a baixa umidade e o vento, além de propiciar a combustão espontânea de áreas do cerrado, anualmente, deixando a vegetação muito seca, têm contribuindo para a propagação do fogo. No domingo (17/7), dia de início do incêndio, a estação meteorológica do Paranoá registrou umidade relativa do ar mínima de 27%, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação