Lições de como sobreviver ao mundo dos negócios

Correio Braziliense
postado em 29/07/2022 00:01

O empresário Ennius Muniz, que tem forte atuação no comércio e na indústria, foi o convidado especial do Papo de Empresário, realizado pela CDL Jovem. O evento reuniu empreendedores, no Coco Bambu do ParkShopping, na noite de quarta-feira. Muniz é arquiteto e tem um história de mais de 50 anos na capital federal. O pai veio de Belo Horizonte em 1958, e o resto da família se mudou em 1961. Para um público de jovens empresários, Ele compartilhou sua experiência empresarial, dando dicas de como sobreviver no mundo dos negócios. Dono das perfumarias Lord e Lady, sócio da construtora Conbral e à frente de outros empreendimentos, o empresário relembrou como atravessou crises. "É preciso ter a capacidade de mudar de direção e saber consertar o avião com ele voando. Será sempre assim", destacou. Participaram do evento o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do DF, Wagner da Silveira; o ex- presidente da entidade, José Carlos Magalhães Pinto e Hugo Leite, presidente da CDL / Jovem.

Petróleo e pandemia

Segundo Muniz, as duas piores crises do país foram a do petróleo, no início da década de 70, e a recente da pandemia. "Algo inimaginável. Nenhuma das nossas bolas de cristal conseguiu prever tamanha dificuldade com varejo fechando as portas." Mas avalia que agora o Brasil está conseguindo atravessar muito bem os efeitos da Guerra da Ucrânia.

Fachada X consistência

Ele chamou atenção sobre a ilusão de grande fachada que algumas empresas fazem com marketing, mas sem terem consistência. E, por isso, elas morrem. Marcas aparentemente grandes se dissolveram por
falta de gestão interna: 
"O mais importante é saúde financeira da empresa".

Diversificar investimentos

O empresário, de 75 anos, contou que sentiu necessidade de apostar em várias frentes. "O Brasil é um país que nos obriga a diversificar investimentos, pois as crises alternam os setores que afetam", apontou. Mão de obra, impostos, concorrência, fornecedores, pandemias, guerras, pacotes econômicos, cotação do dólar, crises políticas estão no rol de fatores que Muniz elencou como o desafios a serem administrado pelas empresas.

Novo shopping

Muniz anunciou o novo empreendimento: a construção do shopping Novo Jardim no setor Mangueiral. "Empreender é uma atividade de alto risco, mas tem grandes compensações, como o sentimento de realização por participar do setor que produz no país, que gera empregos", disse. O empresário presidiu as associações de lojistas do Conjunto Nacional, do Brasília Shopping e do Terraço Shopping. Também foi presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e atualmente é diretor suplente da Fecomércio.

Correio Talks no Capital Moto Week

O espaço de mulheres estilistas, do festival Capital Moto Week, se transformou numa passarela de inclusão e de quebra de padrões. A loja conceito Dark Sabbath e o coletivo Flor do Rock se uniram para produzir a coleção que foi apresentada no desfile "Todos os corpos". Entre as modelos, a diversidade estética foi promovida e contou com a participação da Juliana Jacinto, organizadora do CMW. O festival ocorre até sábado, no Parque de Exposições da Granja do Torto. E hoje tem bate-papo, lá, 17h30, no espaço
Lady Bikers sobre empreendedorismo feminino e economia criativa com representantes do setor.

Laços diplomáticos

O embaixador da Espanha no Brasil, Fernando Garcia Casas, está encerrando a missão no país para assumir agora o cargo na Argentina. O diplomata esteve na sede da CNC, em Brasília, para se despedir pessoalmente do presidente da entidade José Roberto Tadros e agradecer a acolhida ao longo de sua estada na capital federal. Ele estava acompanhado da esposa, a embaixatriz Angeles Cano. Estiveram presentes ao almoço de despedida o vice-presidente Financeiro da CNC, Leandro Domingos; a secretária-geral, Simone Guimarães; a chefe da Divisão de Relações Institucionais, Nara de Deus;
e o presidente do Sebrae nacional,
Carlos Melles.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação