Previsão do tempo

DF registra temperatura mínima de 6ºC; Máxima chega a 28°C nesta sexta

A umidade relativa do ar cai na parte da tarde e deve chegar a 20%. No período da manhã, ficou em torno de 90%

Júlia Eleutério
postado em 29/07/2022 09:54 / atualizado em 29/07/2022 09:55
Umidade do ar está baixa e exige cuidados especiais, como muita hidratação -  (crédito: Ed Alves/CB/DA Press)
Umidade do ar está baixa e exige cuidados especiais, como muita hidratação - (crédito: Ed Alves/CB/DA Press)

Quem acorda muito cedo no Distrito Federal notou um frio intenso nesta manhã de sexta-feira (29/7). As estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registraram uma temperatura mínima de 6°C na região de Águas Emendadas, em Planaltina. No Plano Piloto, os termômetros marcaram 12°C. A umidade no período foi de 70% na região central da capital e 90% nas demais localidades.

Apesar do frio, a tendência é de que as temperaturas subam para a casa dos 28°C na parte da tarde. Para essa hora do dia, a umidade cai e fica em torno de 20% em todo o DF.

Sem muita mudança em relação aos dias anteriores, o meteorologista do Inmet Cleber Souza destaca que o DF está sob a influência de uma massa de ar seco. “A condição do tempo continua estável. Massa de ar predominante no centro do Brasil não favorece a ocorrência de chuvas”, ressalta o especialista.

O dia terá o sol predominando entre poucas nuvens, como visto nesta época do ano. Para o fim de semana, Cleber avalia que a temperatura pode subir um pouco no sábado e no domingo, ficando em torno de 29°C.

Cuidados

Devido à baixa umidade, a Defesa Civil alerta para alguns cuidados necessários para esse período de seca. Confira:

  • Manter uma boa hidratação (água, sucos naturais, água de coco, etc). Sugerimos portar sempre que possível uma garrafa para reposição de líquidos.
  • Umedecer periodicamente as narinas e os olhos com soro fisiológico.
  • Utilizar hidratantes labiais e cremes corporais para evitar ressecamento.
  • Utilizar umidificador, baldes ou bacias com água ou panos molhados para elevar a umidade do ar em casa.
  • Manter a adequada limpeza dos ambientes, evitando acúmulo de pó e favorecimento de ácaros e fungos, a fim de reduzir crises alérgicas.
  • Dar especial atenção às crianças e idosos, monitorando principalmente a questão de hidratação e doenças respiratórias.
  • Reduzir ou suspender, se possível, as atividades físicas nos períodos mais quentes do dia.
  • Dar preferência a refeições leves.
  • Usar roupas leves, chapéu ou boné.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação