São João

Quadrilha "Si Bobiá a gente Pimba" é campeã do Distrito Federal

As juninas "Formiga da Roça" e "Paixão Cangaço" ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente

Samuel Calado
postado em 01/08/2022 19:06 / atualizado em 29/01/2023 14:54
 (crédito:  Samuel Calado/CB)
(crédito: Samuel Calado/CB)

A quadrilha "Si Bobiá a Gente Pimba", de Samambaia Sul, conquistou o tricampeonato consecutivo no Circuito de Quadrilhas do Distrito Federal e entorno de 2022. Este ano, a grande campeã trouxe o tema “Retalhos: contos, histórias e memórias em uma noite de São João”. Em segundo e terceiro lugar ficaram as juninas “Formiga da Roça” e “Paixão Cangaço”, respectivamente. Já as quadrilhas Xique Xique e Pula Fogueira desceram para competir no acesso. Ao todo, 14 quadrilhas disputaram na categoria especial. O resultado foi divulgado na última segunda-feira (25/7), no arraial montado no estacionamento do Taguaparque, em Taguatinga.

 

"Si Bobiá a Gente Pimba" (Samambaia Sul)
"Si Bobiá a Gente Pimba" (Samambaia Sul) (foto: Samuel Calado/CB)

Uma trilogia premiada. Em 2018, a “Pimba” apresentou “A botija” e venceu no Distrito Federal. Em 2019 foi a vez de “O fardo” ganhar não só o coração dos brasilienses, mas também do Brasil, fazendo a quadrilha ser campeã nacional. E após dois anos sem competição devido a pandemia, o grupo trouxe “Retalhos”, um mergulho nas histórias, nos sentimentos e nas memórias afetivas. Venceu também. Ao todo, somente na competição promovida pela Linqdfe, a Pimba venceu oito vezes. “A sensação é de renascimento”, conta a noiva da Pimba, Lethícia Martins. “A gente escolheu um tema que trazia o que de fato a gente estava sentindo. Entrar, pisar e transmitir com muita verdade o sentimento da saudade. Poder pegar na mão do outro, viver e dançar. Ficamos muito tempo sem abraço, sem afeto. E este foi o momento de expressar tudo que estava guardado”, ressaltou.

Junina "Formiga da Roça" (São Sebastião)
Junina "Formiga da Roça" (São Sebastião) (foto: Samuel Calado/CB)

Em “A promessa”, a Formiga da Roça, que ficou em segundo lugar, fez o grande público viajar até o Sertão de Pernambuco para conhecer a história do fazendeiro Chico Moqueca, interpretado pelo marcador Daniel Brito, que após ter uma graça atendida pelo Santo José, casa a filha Rosinha com uma assombração. “Tivemos a ideia de trazer uma narrativa que mexe com o imaginário do povo”, disse o presidente da Formiga, Patrese Ricardo. “Nós da Formiga ficamos bastante felizes com a retomada. Primeiro por retornar com as atividades culturais e segundo por ter a oportunidade de sentir o povo novamente. Só o fato de você conseguir voltar a se apresentar e ver milhares de pessoas te aplaudindo com balões é muito gratificante. Só em voltar forte é de um significado imenso. É uma forma de recomeçar. Agora, vamos apostar no Arraial Brasil e trazer esse troféu para Brasília. Acredito que será fantástica a apresentação”, acrescentou.

Quadrilha Paixão Cangaço, de Águas Lindas de Goiás
Quadrilha Paixão Cangaço, de Águas Lindas de Goiás (foto: Samuel Calado / CB)

O terceiro lugar foi conquistado pela “Paixão Cangaço”, de Águas Lindas de Goiás (GO), que apresentou o “Peça, que vos será dado”. Os quadrilheiros abriram todos os espetáculos com um andor em homenagem a Santo Antônio e evidenciaram a fé do povo sertanejo nordestino, que mesmo diante das adversidades, não desistem de lutar e rezam por tempos melhores. “A palavra é superação. Muita gratidão em representar as quadrilhas do entorno. A gente vem de um momento difícil que foi a pandemia e a quadrilha queria muito dançar. Quando a gente entrou no arraial foi muita emoção. Sentir o calor do público. Acreditamos e vencemos. Isso é maravilhoso! O pessoal vibrou demais”, disse o noivo da Paixão Cangaço, Jean Moraes da Silva, 26.


Confira o ranking:

1º Si Bobiá a Gente Pimba
2º Formiga da Roça
3º Paixão Cangaço
4º Arroxa o Nó
5º Sabugo de Milho
6º Rasga o Fole
7º Ribuliço
8º Arraiá dos Matutos
9º Amor Junino
10º Sanfona Lascada
11º Xamegar
12º Xém Nhem Nhém
13º Pula Fogueira (desceu para competir no Grupo de Acesso)
14º Xique Xique (desceu para competir no Grupo de Acesso)


Concurso Nacional
Agora, o desafio de 2019 se repete e a Pimba está de malas prontas para representar o Distrito Federal outra vez no concurso nacional. O evento é realizado pela Confederação Brasileiras de Entidades de Quadrilhas Juninas (Confebraq). Este ano, a competição acontecerá nos dias 13 e 14 de agosto, na Praça da Estação, em Belo Horizonte (MG).

Arraiá Brasil
As juninas Formiga da Roça e Paixão Cangaço, vice-campeã e terceira colocada, respectivamente, também estão com uma missão em mãos. Elas devem representar a capital no concurso Arraial Brasil, disputado com todas as vices do país, nos dias 6 e 7 de julho, na Praça do Cruzeiro, em Brasília.


Mais de 40 mil pessoas estiveram nas arquibancadas nas quatro etapas, o movimento passou pelas regiões administrativas Paranoá, Ceilândia, Samambaia e Taguatinga. O projeto contou com incentivo do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e também com emenda parlamentar destinada pelo deputado Reginaldo Sardinha. O presidente da Liga Independente de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno, organizadora do evento, contou que o projeto representou uma retomada não apenas para as quadrilhas, como também para as pessoas que trabalham com produção e comércio local. “Aprovamos esse projeto em 2021, mas só conseguimos realizar este ano. Estávamos com medo de interromper novamente devido a pandemia, mas graças a Deus deu tudo certo! O sentimento é de dever cumprido. Foram oito finais de semana, entre o módulo de acesso e especial”.

 

Reportagem: Samuel Calado

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • 'Si Bobiá a Gente Pimba'
    'Si Bobiá a Gente Pimba' Foto: Samuel Calado/CB
  • Quadrilha Paixão Cangaço, de Águas Lindas de Goiás
    Quadrilha Paixão Cangaço, de Águas Lindas de Goiás Foto: Samuel Calado / CB
  • Junina
    Junina "Formiga da Roça" (São Sebastião) Foto: Samuel Calado/CB
  • Junina
    Junina "Si Bobiá a Gente Pimba" (Samambaia Sul) Foto: Samuel Calado/CB
  • Junina
    Junina "Si Bobiá a Gente Pimba" (Samambaia Sul) Foto: Samuel Calado/CB
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação