Duas mortes em menos de seis horas

Em um intervalo de cinco horas e meia, dois óbitos por sinistros de trânsito foram registrados no Distrito Federal. Dados preliminares mostram que óbitos no trânsito nos cinco primeiros meses do ano é maior do que 2021

Pablo Giovanni*
postado em 04/08/2022 00:01
 (crédito: Editoria de Arte)
(crédito: Editoria de Arte)

Num intervalo de cinco horas e meia, duas pessoas morreram ontem em sinistros de trânsito no Distrito Federal. Por volta da 1h30, na BR-20, próximo a Planaltina, um homem morreu após ser atropelado por um caminhão do Serviço de Limpeza Urbana (SLU). Os socorristas do Corpo de Bombeiros (CBDF) encontraram a vítima sem vida. De acordo com o motorista, ele teria saído do mato e se jogado contra o veículo.

Na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), na altura da UPA da cidade, uma motociclista, de 28 anos, morreu após colidir o veículo com um caminhão. Por volta das 7h, os socorristas tentaram reanimá-la, mas a mulher morreu no local. 

Em ambos os casos, a Polícia Civil (PCDF) foi acionada e os testes de bafômetro deram resultado negativo.

De janeiro a maio de 2021, houve 74 sinistros de trânsito com morte nas vias da capital federal — 83 pessoas perderam a vida. No mesmo período deste ano, 73 acidentes que causaram a morte de 75 pessoas. Os dados são preocupantes e foram divulgados pelo Departamento de Trânsito (Detran-DF) e pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-DF). 

O especialista em trânsito Artur Morais considera que o aumento de mortes acende um alerta. Para ele, é preciso que os órgãos responsáveis reforcem a educação no trânsito e melhorem a sinalização das vias. "É necessário identificar onde ocorrem mais acidentes, e saber o que está causando. Identificando essas causas, é necessário fazer o diagnóstico de aspectos como a velocidade da via, faixas de pedestres, acostamento e passarelas para pedestres, entre outros", explica. "Sempre se faz um planejamento na segurança do trânsito para reduzir a quantidade de óbitos. Se existe um aumento, significa que alguma variável não foi completamente analisada", conclui o especialista.

 

*Estagiário sob a supervisão de Malcia Afonso

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação