Papelaria ABC

Preparação é o diferencial

Correio Braziliense
postado em 06/08/2022 00:01
 (crédito: Papelaria ABC/Divulgação)
(crédito: Papelaria ABC/Divulgação)

Conseguir manter o funcionamento de um estabelecimento e, ao mesmo tempo, conquistar um faturamento positivo mensal são preocupações constantes dos empresários brasileiros. Saber equilibrar os dois assuntos é fundamental para o êxito de uma empresa. No Distrito Federal, a Papelaria ABC, localizada no Setor de Indústrias Gráficas (SIG), tornou-se referência no que diz respeito a uma boa gestão, visto que o negócio mantém as portas abertas há 43 anos, completos em julho deste ano.

Para a ABC, é fundamental que as empresas estejam sempre preparadas, pois é isso que traz o diferencial de um empreendimento de sucesso. No período de alta demanda, por exemplo, a loja possui uma atenção especial que auxilia na consolidação da marca como uma das preferências dos brasilienses na hora das compras.

"Sempre preparamos a loja para esses momentos, demandando espaço físico específico e propiciando facilidade para nossos clientes escolherem os produtos, principalmente no período de volta às aulas. Realizamos também o treinamento dos nossos funcionários visando o auxílio nas informações junto aos nossos clientes", informa José Eustáquio, dono da ABC.

Eustáquio destaca que o segredo da empresa para se manter atuante há mais de quatro décadas em Brasília envolve muito esforço e trabalho em equipe, com funcionários comprometidos com a qualidade de atendimento. Junto a esses diferenciais, a gestão do profissional com os fornecedores e os clientes, de uma forma parceira e transparente, auxiliam no crescimento da papelaria desde 1979.

Considerada uma das empresas mais tradicionais do DF, a ABC investe em tecnologias para atingir o público-alvo e oferecer uma experiência satisfatória para os clientes. "Utilizamos todas as mídias sociais, com postagens específicas; e encartes semanais e mensais com promoções, que são distribuídos por meio de mala direta. Contamos também com envio de e-mails e mensagens no WhatsApp, além de realizar divulgação em rádios e TVs", comenta o empresário sobre suas estratégias de comunicação.

No que diz respeito ao acompanhamento com o ambiente virtual, o cenário das papelarias foi reformulado, e a ABC não ficou por fora. Eustáquio acredita que essa realidade intensificou a necessidade de estar sempre por dentro das tendências que surgem. Esse cuidado do proprietário consolida, cada vez mais, o nome da papelaria na cidade. Porém, ainda que haja grande expertise com relação a sua atuação, a ABC não ficou isenta dos impactos negativos da covid-19. A pandemia atingiu a loja de forma repentina, afetando o funcionamento. Contudo, buscando sobressair à adversidade, a papelaria manteve a operação de todas as formas possíveis e permitidas na época. Depois do período turbulento, o espaço voltou a receber os clientes presencialmente.

No ano passado, o Sindicato do Comércio Varejista de Material de Escritório, Papelaria e Livraria do DF (Sindipel) indicou que o setor de artigos de papelaria teve uma perda de 50% no faturamento mensal com a chegada da pandemia. Quando houve o retorno integral dos alunos às redes públicas de ensino do Distrito Federal, em novembro de 2021, o segmento informou sobre a expectativa empresarial de atingir o mesmo patamar de vendas registrado entre 2019 e 2020.

"Devido à pandemia, as escolas acabaram adotando os mesmos livros do ano anterior, e muitos pais e responsáveis não compraram materiais escolares na mesma quantidade em que costumavam comprar antes da crise. Com isso, as papelarias e livrarias não venderam quase nada em 2020 e 2021", explica José Aparecido, presidente do Sindipel.

No período de paralisação geral do comércio, o setor foi amplamente afetado. Posteriormente, mesmo quando as atividades voltaram, muitos estabelecimentos perderam o fluxo de clientes. Neste ano, por outro lado, apesar dos materiais escolares terem registrado uma alta de 10% e 11% por conta da inflação, a procura por esses produtos se intensificou perto do início do ano letivo na capital, o que é avaliado de forma positiva pelos empresários.

Uma das estratégias desenvolvidas para intensificar as compras envolveu o investimento das lojas, no início do ano, em aplicar descontos atrativos para os produtos que sobraram no estoque desde 2020, visto que, com o início da circulação da covid-19 no DF, foi registrado um déficit financeiro. Dessa maneira, além de promover a venda integral desses artigos, os clientes desembolsariam menos nos itens para serem utilizados em escolas, escritórios ou até mesmo em casa.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação