Eleições 2022

Izalci Lucas agora busca vice

Arthur de Souza
postado em 06/08/2022 00:01
Izalci afirmou que as
Izalci afirmou que as "portas não estão fechadas" para Paula Belmonte na chapa. - (crédito: Arthur de Souza/CB)

A convenção da federação PSDB-Cidadania escolheu, na manhã de ontem, Izalci Lucas (PSDB) como o candidato ao Governo do Distrito Federal para as eleições deste ano. O evento não foi aberto à imprensa. Mais tarde, o senador concedeu uma entrevista coletiva, em que explicou outros detalhes do que foi decidido pela coligação. "Elencamos os deputados distritais e federais, acatando as candidaturas proporcionais do Cidadania, compondo com os nossos", afirmou.

Não houve restrição nas escolhas dos nomes, segundo o candidato ao Palácio do Buriti. "Tudo que eles (Cidadania) mandaram foi acatado. Ficou para a gente, buscar o vice, o senador/senadora e os suplentes. Temos ainda algum tempo para discutir isso", ressaltou Izalci, que não descartou a possibilidade de ter uma "pessoa do bem" como seu vice. "Depois da decisão de hoje (ontem), está aberto. Conversamos com alguns partidos que têm interesse, mas ainda não foi definido", afirmou. "Não quero fechar as portas antes de conversar, mas pretendo ter uma frente que esteja disposta a mudar o sistema que está aí", frisou Izalci.

Conversas

O senador não deixou de lado o nome da deputada federal Paula Belmonte (Cidadania) — cuja participação na segunda tentativa da convenção partidária, em 26 de julho, causou atrito na federação PSDB-Cidadania —, como uma das opções para o cargo. "Não descarto, pois ela é uma boa parlamentar e tem boas intenções, o que nos interessa. Temos tempo para conversar sobre isso", ressaltou.

Izalci também fez questão de comentar que não tem nenhum tipo de intriga com a deputada. "Nunca ofendi e nunca fiz nada contra ela, pelo contrário, tenho muita admiração e carinho (pela Paula). Ela fez um bom trabalho como deputada. Atuou comigo, inclusive, na comissão da covid que criamos, aqui no DF", ponderou. "Essas coisas acontecem, mas não fechamos as portas. Queremos nos juntar, não só com ela, mas com outros que tenham compromisso com o DF. Existem várias possibilidades (para a Paula), não está fechada nenhuma porta aqui", ressaltou o candidato.

Projetos

Izalci Lucas disse que ficou muito feliz com a confirmação de sua candidatura. Sobre as suas intenções, caso seja eleito para liderar o Palácio do Buriti, o senador lembrou que o setor mais grave, atualmente, é o da saúde. "Não só pela covid-19, mas pela falta de atendimento e dignidade. Esse é o primeiro ponto que pretendemos trabalhar", confirmou. "Temos os melhores profissionais da saúde, mais recursos do que qualquer estado ou município, mas não temos nenhum controle ou transparência na gestão da saúde", destacou.

Outro ponto citado pelo candidato foi a educação. Ele afirmou que a geração de estudantes atual do DF não tem esperança ou perspectiva de futuro. "Na capital do país, não existe internet nas escolas, nem escola integral", detalhou. Izalci também lembrou da situação dos centros de Referência de Assistência Social (Cras). "Nunca vi antes, em Brasília, pessoas esperando em filas para serem atendidos no Cras. E não é para receber o atendimento efetivo, mas para pegar uma senha e fazer o cadastro. É vergonhoso", encerrou o senador.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

FRASE

“Não quero fechar as portas antes de conversar, mas pretendo ter uma frente que esteja disposta a mudar o sistema que está aí”

Izalci Lucas (PSDB), candidato ao GDF

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação