DIREITOS

LBV promove evento virtual para divulgar políticas de assistência social

Tema de congresso será "As Organizações da Sociedade Civil de Assistência Social e a Efetivação dos Direitos Socioassistenciais"

Correio Braziliense
postado em 06/08/2022 15:25 / atualizado em 06/08/2022 15:25
 (crédito: Breno Fortes. Foto aerea feita de drone da LBV TBV durante a noite.)
(crédito: Breno Fortes. Foto aerea feita de drone da LBV TBV durante a noite.)

Entre 30 e 31 de agosto, a Legião da Boa Vontade (LBV) vai promover, de forma virtual, o 27º Congresso Internacional de Assistência Social, cujo tema será “As Organizações da Sociedade Civil de Assistência Social e a efetivação dos direitos socioassistenciais”. O evento será voltado a profissionais das áreas da assistência social e dos direitos humanos e à comunidade acadêmica, além de representantes da sociedade civil, movimentos sociais e demais interessados.

As palestras terão início às 19h30, nos dois dias. O congresso visa a contribuir para a ampliação do conhecimento sobre a Política Nacional de Assistência Social,a gestão e a execução de serviços e programas voltados ao público em situação de vulnerabilidade ou risco social no Brasil e a proteção social no mundo, apresentando a atuação socioassistencial da LBV, realizada sob os pilares do ecumenismo — o respeito irrestrito a todas as criaturas.

A palestra inaugural na terça-feira (30/8) será ministrada pela secretária nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania, Maria Yvelônia dos Santos Araújo Barbosa, graduada em serviço social e mestre em ciências sociais. Ela abordará “As Organizações da Sociedade Civil de Assistência Social e a efetivação dos direitos socioassistenciais”.

Posteriormente, palestrarão os seguintes especialistas: Rossana Costa França, graduada em serviço social, pós-graduada em gestão de projetos e programas sociais e atualmente assessora-técnica social da LBV, que falará sobre o tema “Contribuições das entidades privadas no fortalecimento da rede socioassistencial”; e Célio Vanderlei Morais, psicólogo (CRP 12/765), mestre em sociologia política, educador do Instituto Paulo Freire e em projetos nacionais da Paulus, integrante da equipe da Práticas Assessoria e membro curador do Portal Social Soluções, que discorrerá sobre a temática“Integração entre as ofertas diretas e indiretas do Suas (Sistema Único de Assistência Social)”.

Programação

Na quarta-feira (31/8), Renato Francisco dos Santos Paula, doutor em serviço social, professor da disciplina na Universidade Federal de Goiás (UFG) e autor de livros e artigos na área da política social, tratará da “Intersetorialidade na Assistência Social, um instrumento de efetivação da Proteção Social”.

O primeiro painel tem como tema“Articulação em rede pela garantia de direitos socioassistenciais” e será conduzido pelos painelistas Kléber Maricato, pós-graduando em gestão do Suas e gestor administrativo da LBV em Londrina (PR); e Idália Pereira, pós-graduada em trabalho social com famílias e supervisora regional na legião. O segundo painel, cujo tema focalizará as “Organizações sociais e os processos de trabalho em rede”, será ministrado por representantes da LBV de Portugal e da LBV da Bolívia.

O evento é gratuito e, para quem desejar receber o certificado de participação, haverá apenas uma taxa simbólica. As inscrições devem ser feitas no portal da legião

Serviço:

  • Evento: 27º Congresso Internacional de Assistência Social, da LBV — edição on-line
  • Tema: “As Organizações da Sociedade Civil de Assistência Social e a efetivação dos direitos socioassistenciais”.
  • Para quem: profissionais da assistência social e dos direitos humanos, representantes da sociedade civil e de movimentos sociais, comunidade acadêmica e interessados.
  • Data e horário: 30 e 31 de agosto, às 19h30.
  • Inscrições no site

Com informações da LBV

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação